Bom dia!
A Faria Lima terá trabalho nesta quinta-feira, véspera de feriado. É que antes da pausa, o Banco Central divulgará seu relatório trimestral de inflação, documento que detalha as expectativas futuras para a economia brasileira e o cumprimento da meta do BC.
O relatório, de alguma maneira, vai complementar a ata da última reunião do Copom, divulgada terça. Nela, o BC explicou que a solidez do mercado de trabalho justificava uma mudança de postura em relação às próximas decisões de juros. Desde o ano passado, o Copom vinha cortando a Selic de 0,50 p.p. em 0,50 p.p., sempre deixando contratadas novas quedas da mesma magnitude para as reuniões seguintes. Agora, não há mais essa certeza.
Dados do mercado formal de trabalho, divulgados ontem, mostram que a cautela de Roberto Campos Neto, presidente do BC, e seus colegas tem razão de existir. O Brasil abriu 306 mil vagas formais em fevereiro, acima da expectativa de 245 mil postos de trabalho. E a expansão se deu justamente no setor de serviços, que é acompanhado com mais atenção pelo BC atualmente.
Além do relatório escrito, Campos Neto também concederá entrevista a jornalistas para detalhar o conteúdo do relatório – a primeira fala pública dele após o Copom.
Não para por aí. Às 9h, o IBGE divulga a Pnad contínua, que mede o emprego como um todo no país, juntamente com o nível de renda da população.
Um possível freio na queda da Selic tem tudo para complicar a bolsa brasileira, que anda empacada na faixa dos 127 mil pontos. Ela diminui a velocidade de migração de investimentos da renda fixa para a variável, isso num momento em que investidores têm deixado o mercado local em busca do bull market no hemisfério norte.
Nesta manhã, os futuros americanos começam em queda marginal, enquanto as bolsas europeias sobem. Nos EUA, investidores devem acompanhar a nova revisão do PIB americano. É menos importante que a inflação medida pelo PCE, que será divulgada amanhã, no feriado, quando os mercados estiverem fechados. Aí dá para entender porque NY se move com cautela nesta manhã. Bons negócios e bom feriado. Nos reencontramos na segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário