De acordo com uma pesquisa da Universidade de Stanford, reclamar pode encolher o hipocampo.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o cérebro dos voluntários com um aparelho de ressonância magnética de alta resolução.
Assim, eles conseguiram relacionar situações estressantes com os hormônios que produzimos nesses momentos e ao encolhimento do hipocampo.
O hipocampo é uma parte essencial do cérebro, pois está relacionada a nossa capacidade de resolver problemas e ao pensamento inteligente.
Por isso, danos nessa região são perigosos e podem causar outras doenças, como o Alzheimer, por exemplo.
Por que reclamar faz tão mal para a saúde? Quando nos queixamos de algo, nosso corpo libera um hormônio chamado cortisol, que é relacionado ao estresse.
Essa substância é responsável pela sensação de “lutar ou fugir” que sentimos quando nos deparamos com qualquer problema.
Nesse momento, o nosso corpo está se preparando para uma verdadeira batalha.
Oxigênio, sangue e energia são direcionados para sistemas essenciais para sobrevivência imediata.
Como exemplo, podemos citar o aumento da pressão arterial e o nível de açúcar no sangue para que você esteja preparado para fugir ou atacar a qualquer momento.
Todo esse preparo podia até ser útil na época das cavernas, onde os seres humanos precisavam estar mais atentos para se protegerem dos perigos da natureza,
O problema é que, hoje em dia, nos preparamos para perigos que nem sequer existem, quando estamos apenas imaginando situações hipotéticas em nossas cabeças.
Longe de mim indicar que você tenha “positividade tóxica”, ou seja, quando forçamos pensamentos positivos e negligenciamos qualquer outra emoção negativa.
Mas, tirar seu pensamento de uma reclamação e pensar em algo que você é realmente grato pode trazer benefícios para a sua saúde.
O pesquisador responsável por esse estudo chama-se Robert Emmons.
Ele passou anos estudando o sentimento de gratidão, seus efeitos na vida das pessoas e os benefícios que essa atitude gerava.
Como exemplo, podemos citar:
Mais otimismo, felicidade, energia e entusiasmo
Fortalecimento do sistema imunológico
Diminuição da pressão arterial
Redução de dores e mal-estar
Melhora na qualidade do sono
Disposição ao acordar
Menos inveja, rancor, medo e raiva
Vida social mais ativa
Redução no isolamento, solidão e sensação de inadequação
Consequentemente, há menos ansiedadee sintomas de depressão, já que os níveis de estresse cortisol também são reduzidos.
Assim como reclamar, pensamentos positivos também podem se transformar em um novo hábito na sua vida.
A outra dica deve ser usada apenas quando a reclamação for importante e que vale a pena colocar para fora.
Para evitar que o ato de reclamar seja nocivo para o corpo, é preciso orientá-lo a alguma solução ou propósito.
Por exemplo, sabe quando precisamos resolver um problema com um atendente de telemarketing?
Nesse caso, e em muitos outros, você deve fazer o seguinte:
Tenha um norte Antes de começar a reclamação, saiba qual é o resultado que você espera obter.
Se você não conseguir identificar essa resposta, existe uma grande chance de você querer reclamar por reclamar.
É exatamente esse tipo de ação que queremos evitar para uma boa saúde mental.
Comece dizendo algo positivo Dá para reclamar elogiando o outro?
Parece algo estranho de se fazer, mas é essa atitude que vai impedir que a outra pessoa fique na defensiva e vocês iniciem uma discussão.
No exemplo do atendimento de telemarketing, você pode começar a conversa dizendo que é cliente da empresa há alguns anos e que sempre gostou do serviço.
Foque no presente Você tem o hábito de desenterrar acontecimentos do passado quando está reclamando com alguém?
Eu sei que é quase impossível evitar, mas não é um bom momento para discutir coisas que já passaram.
Foque na situação atual e seja bastante específico para que seu problema seja solucionado.
Por exemplo, ao invés de dizer que o funcionário da empresa foi rude no atendimento, conte exatamente o que aconteceu e porque você ficou incomodado.
Finalize positivamente Se você encerrar a ligação dizendo que nunca mais irá comprar nada da empresa novamente, o atendente não tem motivos para resolver o seu problema, certo?
Ao invés disso, você pode reafirmar o motivo da sua reclamação e mostrar que deseja que a questão seja solucionada.
Quando reclamar vira um hábito, é muito simples continuar nessa prática.
Nele, você vai aprender a enxergar a vida por outra perspectiva, evitar insônia, depressão e ansiedade, além de conhecer remédios naturais que vão te ajudar a deixar essas doenças longe da sua realidade!
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