A BYD confirmou que vai vender o Yangwang U8 no Brasil. Um dos destaques do jipão é ter quatro motores elétricos que somados rendem 1.150 cv. Cada um é ligado a uma roda, o que permite ao SUV realizar coisas que alguns carros começaram a fazer agora: girar em torno do seu próprio eixo. A manobra pode ser performática, mas também muito útil em manobras em lugares apertados. Ela acontece por causa do sistema de tração individual em cada roda, que as move para frente ou para trás de forma independente e com respostas 100 vezes mais rápidas que os sistemas comuns, segundo a BYD. O mesmo conceito será aplicado na Mercedes-Benz Classe G elétrica. O EQG está programado para chegar ao mercado somente no ano que vem e poderá controlar a direção em que as rodas giram para fazer o carro virar em 360º. Há também outras formas de se fazer isso, como a que a Hyundai encontrou ainda como conceito no Ioniq. Neste caso, além de ter motores individuais, as rodas podem se abrir em até 90º. Além de rodar no próprio eixo, o protótipo pode também andar de lado. Outro carro que faz isso, ou quase, é o Hummer EV. A picape já à venda nos EUA tem todas as rodas direcionais. Não se abrem tanto quanto ao sistema da Hyundai, mas o suficiente para fazer a grandalhona andar na diagonal. O "modo caranguejo", como é chamado, é feito para usar em terrenos arenosos para passar em trilhas sinuosas. A picape também tem suspensão adaptativa a ar traz a função Extract Mode, que eleva a carroceria a aproximadamente 150 milímetros para facilitar a transposição de trechos rochosos ou alagados. |
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