Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
É POSSÍVEL ter uma mente ágil mesmo após os 60 anos
A ciência comprovou que é possível expandir a capacidade da mente e criar novos neurônios, independentemente da idade. Por isso, se você deseja voltar a ter um raciocínio rápido, concentração para fazer as tarefas diárias e ainda se prevenir contra o declínio cognitivo… Conheça a “Fórmula da Alta Performance Cerebral” que pode ajudar homens e mulheres a terem uma memória turbinada e um cérebro rejuvenescido de forma 100% natural. E, somente neste link, você vai poder entender como esta pode se tornar a sua realidade.
Olá, queridos e queridas!
Dr. Fred Pescatore, direto dos Estados Unidos, aqui novamente.
Preciso iniciar hoje dizendo que estou adorando a interação com o público brasileiro.
E incentivo que vocês sigam mandando perguntas. O time da Jolivi tem me ajudado a receber e traduzido o que vocês enviam.
Bem, hoje gostaria de falar sobre um assunto delicado. Aqui nos EUA e também no Brasil.
Veja, especialistas estimam que impressionantes 21% dos adultos americanos sofrerão um transtorno de humor – como depressão ou ansiedade – em algum momento de suas vidas.
Sem mencionar que a doença de Alzheimer - um distúrbio cognitivo progressivo e incapacitante - afeta 35% das pessoas com 85 anos ou mais.
Mas você NÃO está indefeso contra esses problemas cada vez mais comuns.
Na verdade, dois novos estudos sugerem que você pode proteger seu HUMOR e sua MENTE com esse pequeno hábito “sujo”.
Aqui está o que quero dizer…
"Mate" problemas de humor “pela raiz” No primeiro novo estudo, pesquisadores da Universidade da Flórida avaliaram os níveis de ansiedade, depressão e estresse em 32 mulheres jovens e saudáveis.
Então, eles dividiram aleatoriamente as mulheres em dois grupos…
O primeiro grupo participou de “terapia de jardinagem” duas vezes por semana durante 60 minutos. Nessa terapia, eles aprenderam a plantar sementes e colher safras, como tomate, feijão e manjericão.
O segundo grupo participou de “arteterapia” duas vezes por semana durante 60 minutos – onde criaram desenhos, gravuras e colagens de mídia mista.
Após apenas quatro semanas dessas rotinas, ambos os grupos experimentaram melhorias no humor e no bem-estar.
No entanto, na maioria das categorias, os jardineiros claramente exibiram mais progresso do que os artistas... especialmente quando se tratava de suas pontuações de ansiedade!
Claro, mesmo antes de me deparar com este estudo, muitas vezes falei sobre os benefícios de trabalhar ao ar livre no quintal ou jardim.
Por um lado, ele expõe você à luz solar natural, o que desencadeará a produção da importante vitamina D em sua pele.
Além disso, a jardinagem é uma ótima maneira de se manter ativo, fazer seu coração disparar e aumentar a força muscular central. Sem mencionar que você pode desfrutar de todas as deliciosas frutas (e vegetais) do seu trabalho!
Quando se trata do efeito da jardinagem no humor, o principal pesquisador do estudo, Charles Guy, PhD, não ficou nem um pouco surpreso com esses resultados.
Ele observou que as plantas desempenharam um papel essencial na evolução humana - fornecendo nutrição e remédios medicinais.
Então, de certa forma, estamos “programados” para nos beneficiar – tanto física quanto mentalmente – de cavar na terra .
Este estudo envolveu mulheres que ainda não estavam lutando com qualquer tipo de transtorno de humor clínico.
Mas os pesquisadores acreditam que, como houve uma melhora tão profunda nas pontuações de ansiedade, depressão e estresse em pessoas mentalmente saudáveis... é provável que vejamos ganhos ainda MAIORES para pessoas com distúrbios clínicos.
Agora, vamos para o segundo estudo que mostra como a jardinagem também protege sua MENTE…
A jardinagem impede o declínio cognitivo Para este estudo, os pesquisadores avaliaram a função cognitiva, a capacidade funcional e os níveis de apatia em 141 residentes de casas de repouso com diagnóstico de Alzheimer.
(A apatia, ou falta de emoção e motivação, é um dos principais sintomas exibidos entre os pacientes com Alzheimer. Ela geralmente se desenvolve como resultado de danos aos lobos frontais do cérebro. Especialistas a associam a casos mais avançados e outros resultados prejudiciais.)
Em seguida, os pesquisadores dividiram os pacientes em dois grupos…
O primeiro grupo recebeu “cuidados habituais”, que envolviam canto, exercícios aeróbicos e jogos de quebra-cabeça. O segundo grupo recebeu “cuidados habituais” mais “terapia de jardinagem”.
Isso envolvia plantar, cultivar e colher plantas, bem como cozinhar e comer plantas frescas.
Após 10 semanas, o grupo de jardinagem apresentou melhora significativamente maior do que o grupo de cuidados habituais.
Especificamente, eles tiveram pontuações mais baixas de apatia, o que significa que retiveram mais motivação para participar de atividades, cuidar de si mesmos e se comunicar.
E isso não é tudo…
O grupo de jardinagem também teve um desempenho substancialmente melhor em testes cognitivos que avaliaram concentração, atenção, memória e habilidades de nomeação.
Que resultado incrível para uma doença cerebral devastadora que atualmente tem soluções de medicamentos ZERO eficazes!
Mantenha esses bons hábitos “verdes” Como no primeiro estudo, os pesquisadores do estudo de Alzheimer tiraram algumas conclusões sobre por que a jardinagem parece beneficiar o cérebro de maneira tão positiva.
Eles se referiram à “hipótese da biofilia”, que sugere que existe uma conexão emocional vital entre os seres humanos e outros seres vivos que nos ajuda a manter a saúde física e mental.
E quando se trata de pessoas com Alzheimer, eles disseram que a jardinagem parece promover uma “sensação de paz e abrigo, reduzindo efetivamente o estresse, a depressão, a ansiedade e melhorando a qualidade de vida”.
O grupo de jardinagem não sustentou essas melhorias por muito tempo depois de concluir a intervenção de 10 semanas.
Mas eles provavelmente só precisavam manter sua rotina de jardinagem para manter todos os importantes benefícios cognitivos! (Eu imagino que o mesmo vale para você e para mim também - tornando esses hábitos “verdes” ainda mais importantes para uma boa saúde.)
Com isso em mente, vamos falar sobre algumas maneiras de manter a jardinagem como parte regular de sua vida neste outono…
Minha lista de tarefas de jardinagem de outono O trabalho que você faz agora em seu quintal ou jardim tornará a vida muito mais fácil na primavera. E, como sugerem esses dois estudos, também ajudará a manter seu HUMOR e sua MENTE em boas condições de funcionamento... nos próximos anos!
Aqui estão CINCO coisas para riscar da sua lista de tarefas de jardinagem este mês:
Plante árvores, arbustos, flores. De acordo com muitos jardineiros mestres, não há melhor momento do que AGORA para plantar. Na verdade, a maioria das plantas adora as temperaturas mais baixas nesta época do ano, pois permite que elas estabeleçam novos sistemas radiculares.
Se você agir rápido, ainda poderá plantar vegetais de outono. Dependendo da zona em que você mora, ainda pode ter tempo para plantar tubérculos (beterraba, rabanete, nabo), folhas verdes (espinafre, acelga) e vegetais crucíferos (brócolis, repolho, couve de Bruxelas).
Arranque ervas daninhas e folhas mortas. Simplificando: quanto mais você limpar agora, menos terá que fazer na primavera!
Comece uma pilha de compostagem usando todas as ervas daninhas que você acabou de arrancar, folhagens mortas e restos de cozinha. Também será uma ótima adição ao seu solo, venha a primavera!
Jogue uma camada de cobertura morta. Muitas pessoas só pensam em cobertura morta na primavera e no verão. Mas a camada adicionada evitará o crescimento de ervas daninhas e protegerá suas plantas durante os meses de outono e inverno.
No final, um crescente corpo de pesquisa sugere que trabalhar ao ar livre no quintal ou no jardim protege você contra ansiedade, depressão, estresse e até declínio cognitivo.
Portanto, enquanto os longos e quentes dias de verão estão para trás, você ainda deve se esforçar para passar algum tempo fora de casa todos os dias.
Com as temperaturas mais baixas, você pode gostar de “trabalhar na terra” mais do que nunca!
Até semana que vem.
Um abraço,
Renomado Neurocientista Alerta: Faça ISSO Para Regredir A Perda De Memória
Se a sua memória já não é tão boa quanto antes… Se os esquecimentos, a dificuldade de concentração e a lentidão no raciocínio estão cada vez mais comuns… Isso pode significar que o seu cérebro precisa de atenção urgente. Felizmente, essa descoberta pode te ajudar a reverter esses problemas. Cientistas americanos acabam de desenvolver um método natural que regrediu a perda de memória e o Alzheimer em 9 dos 10 pacientes. Clicando aqui você para ver todos os detalhes dessa técnica e conhecer uma forma prática de começar usá-la hoje mesmo,
Por favor, não responda esse email. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email contato@jolivi.com.br.
Rua Gomes de Carvalho, 1507, 8º andar, Bloco B - Edifício Tenerife - Vila Olímpia - São Paulo - SP CEP: 04547-005
Estamos enviando este email porque você é assinante Jolivi. Se preferir não receber novas recomendações de saúde, acesse nossa Central de Preferências para cancelar o recebimento ou escolher quais newsletters deseja receber.
Esta mensagem foi enviada para canaltutodroid.nega@blogger.com como parte da assinatura gratuita do conteúdo Jolivi.
As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário