O investimento em publicidade digital cresceu 47,6% desde 2020, segundo números do estudo Digital AdSpend. Nos últimos 4 anos, o valor investido subiu de R$ 23,7 bilhões para R$ 35 bilhões. De janeiro a dezembro de 2023, o digital recebeu mais de 50% das verbas de mídia em 7 setores econômicos: vestuário (73%), eletro e informática (71%), agropecuária (56%), escritório (56%), industrial (53%), comércio (50%) e educação (50%). Segundo o monitoramento, a maior parte dos anúncios aparece em dispositivos móveis. 74% são direcionados a esses aparelhos, como os smartphones, enquanto 26% são visualizados em desktops. O estudo ainda aponta que 52% dos investimentos estão em redes sociais. 29% vão para ferramentas de buscas e 19% são feitos em publishers e verticais de informação. O relatório, produzido pelo IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media, leva em consideração a verba investida em 1.600 sites e portais, no Google, mídias sociais e meios como mídia exterior digital. A metodologia parte da coleta dos anúncios diretamente nos meios e canais da cobertura da Kantar Ibope Media, o que permite a análise dos anúncios independentemente de seu modelo de compra -ou seja, o método inclui tanto as campanhas de compra direta quanto as intermediadas por agências. Perspectivas para 2024O relatório ainda inclui o estudo Marketing Trends, produzido pela Kantar Ibope Media, ao lado do veículo especializado Meio & Mensagem, baseado em entrevistas com diretores de marketing de todo o Brasil. Mais de 90% dos anunciantes pretendem manter ou aumentar os investimentos em 2024, em comparação ao ano passado. Dos 78 executivos ouvidos, 71% disseram que pretendem ampliar o investimento em mídia digital ao longo deste ano, enquanto 26% dizem que vão manter o patamar de 2023. Os 3 maiores pontos de atenção destes executivos para 2024 são: - unificação de dados e métricas das jornadas de consumo cross-media para otimização estratégica dos investimentos em mídia e comunicação
- o impacto do desenvolvimento econômico (interno e/ou externo) nos negócios
- a transformação digital e adoção e aprimoramento do uso de novas tecnologias, com inteligência artificial.
— Não deixe de lerRanking de agências Ainda nesta semana, o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade formada por agências de publicidade, veículos de comunicação e anunciantes, divulgou seu ranking que aponta as agências que mais compraram mídia em 2023. A Mediabrands assumiu a liderança do estudo, seguida pelas agências BETC Havas e Artplan. Nova CEO A Publicis Brasil, maior agência do Publicis Groupe no País, tem novo comando a partir desta semana. Gabriela Borges, na empresa há 13 anos, assume como managing diretor, em substituição a Eduardo Lorenzi, que ocupava o posto de CEO desde 2019. Já a Associação de Marketing Promocional (Ampro), por sua vez, apresentou os nomes dos diretores que estarão à frente da associação no biênio 2024-2025. Heloísa Santana ficará por mais um mandato no comando das atividades, na função de presidente-executiva. Cookies A Alphabet, dona do Google, adiou o plano de bloquear cookies de terceiros no navegador Chrome pela terceira vez. O novo prazo para a implementação da restrição é o começo de 2025. |
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