Carros elétricos têm um ponto em comum: a aceleração costuma ser muito mais forte do que os modelos a combustão. Alguns veículos têm uma primeira reação mais potente que de muitos supercarros esportivos. O torque máximo instantâneo, no entanto, é um obstáculo para motoristas inexperientes, que têm de lidar com a aceleração de uma Lamborghini no primeiro contato. Em propulsores a gasolina, no entanto, a força máxima só aparece com o carro já em movimento. Por causa dessa "patada inesperada", motoristas iniciantes podem se assustar e perder o controle sobre a direção. A Gridserve, uma empresa britânica que produz energia sustentável, fez um estudo sobre carros elétricos e descobriu que um Tesla Model 3 Performance pode superar o desempenho de 90% dos carros movidos a gasolina, que normalmente são vendidos pelo dobro do preço ou mais no Reino Unido. O sedã elétrico com tração nas quatro rodas acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, número digno de superesportivos. O mesmo estudo afirmou que até mesmo os elétricos mais lentos superaram 43% dos carros com motor de combustão interna em desempenho, levando em conta os carros vendidos na Europa. À revista britânica Newsweek, o instrutor de novos motoristas, William Van Tassel, afirmou que os novatos podem ficar mais tentados a explorar as capacidades de desempenho desses veículos. "Além disso, controlar o acelerador de um veículo de alta potência pode ser difícil para motoristas de qualquer idade; eles podem acabar indo muito mais rápido do que pretendiam, muito além de uma velocidade segura", disse. "Os adolescentes são melhores [com tempo de reação], mas você precisa de uma base para julgar as coisas, eles não têm essa experiência", disse Brett Robinson, diretor executivo da associação americana de educação de segurança no trânsito. Alguns modelos, no entanto, já trazem limitações. Como os carros modelos são controlados basicamente por software, podem ter diversas configurações feitas por aplicativos com senha. Veja exemplos: O Mustang Mach-E, da Ford, pode impedir que o motorista desative os controles de tração e de estabilidade. Já os carros da GM podem desligar alguns itens, como o sistema de som, caso todos os ocupantes não afivelem o cinto de segurança, por exemplo. A própria Tesla permite que os proprietários limitem a velocidade do carro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário