Um experimento feito por entidades do mercado financeiro mostrou que uma grande parte dos brasileiros seria enganada por golpistas na internet, quando se trata de investimentos. Entre as pessoas que clicaram em um anúncio de uma falsa corretora, 48% teriam caído em um golpe. O experimento foi realizado pela Anbima (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais) e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para alertar a população. Mas com cuidados simples você pode evitar cair em armadilhas. Veja as dicas de especialistas. Como funcionam os golpesGolpes mais comuns são os de pirâmide financeira. É o que afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima. Veja as características que indicam um esquema de pirâmide, de acordo com o especialista: - As empresas que promovem esses esquemas não são licenciadas pela CVM.
- Há exigência de indicação de outras pessoas para fazer parte do esquema.
- Promessa de ganhos fixos mensais muito acima do mercado.
- Grande publicidade envolvida e depoimentos irreais de participantes.
Cuidado com falsos consultores. De acordo com Billi, também é comum a atuação de falsos profissionais, golpistas que se passam por consultores financeiros. Eles convidam pessoas a fazer parte de um "grupo seleto" de investidores. Procure saber se o suposto profissional é realmente habilitado. Influenciador financeiro não faz investimento para você. Influenciadores não são autorizados a fazer investimentos em nome de outras pessoas. As aplicações financeiras são feitas diretamente em bancos, corretoras ou outras instituições financeiras que a pessoa tenha conta, sem intermediação de terceiros. Além disso, "não existe uma receita de bolo no caso de investimentos, o que funciona para alguém pode não funcionar para outra pessoa. Por isso, vale redobrar a atenção com indicações de produtos específicos e de serviços", afirma Billi. Como reconhecer um golpe financeiroAs características abaixo são comuns em golpes e fraudes. Se encontrar alguns deles em uma oferta, desconfie: - A promessa de retorno garantido e muito acima da média do mercado é o principal característica.
- Falta de transparência sobre os riscos, as taxas e as garantias do investimento.
- Senso de urgência, ou seja, a pressão para aderir ao investimento rapidamente, sem tempo para pesquisar e comparar opções.
- Exigência de depósito em contas de pessoas físicas ou empresas desconhecidas.
- Materiais com linguagem confusa, erros gramaticais e ausência de informações básicas da empresa ofertante (como o CNPJ).
- Oferta de benefícios extras para quem indicar outras pessoas para o investimento --esse é um dos principais indícios de pirâmides financeiras.
Cheque se a instituição ou consultor são reaisComo saber se uma instituição ou consultor é habilitado. A CVM disponibiliza consulta gratuita em seu site, para verificar se uma empresa ou um consultor financeiro é habilitado. A Anbima também conta com uma lista pública de empresas associadas. Os sites de empresas de investimento ou corretoras devem apresentar o CNPJ —esse dado fica no final da página (rodapé). Sites podem conter depoimentos falsos. Golpistas criam sites de empresas de fachada e perfis em redes sociais para atrair as vítimas e convencê-las a fazer investimentos "altamente lucrativos e rápidos", diz Adriano Volpini, do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban. Eles podem usar depoimentos inexistentes como casos de sucesso. Então, depoimentos de redes sociais não são uma garantia de segurança, procure outras formas de verificar a veracidade do investimento. Golpistas podem dar retorno em valores baixos. De acordo com Volpini, em alguns casos, para criar credibilidade, golpistas indicam que o usuário faça investimentos baixos no início e até chegam a pagar algum valor para a vítima. "Temos registros de situações que os clientes nos relatam em que receberam os rendimentos, inclusive, nos primeiros meses. Posteriormente, induzem a vítima a fazer investimentos mais altos e pressionam para que o cliente tome decisões rápidas. Depois que conseguem tirar uma quantia alta da pessoa, bloqueiam o usuário do grupo e somem", afirma. PUBLICIDADE | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário