segunda-feira, 20 de maio de 2024

Como a WebMed ajuda a levar assistência médica aos desabrigados no RS

Visualizar como página web

EDIÇÃO #248- 20 DE MAIO DE 2024                                   

COMO UMA STARTUP GAÚCHA CRIOU UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR O ACESSO DOS DESABRIGADOS NO RS A TELECONSULTAS COM MÉDICOS VOLUNTÁRIOS

Apesar de os abrigos no Rio Grande do Sul receberem visitas de equipes médicas, a demanda neste momento inicial da tragédia ainda é alta. Para ampliar o apoio à saúde dos desabrigados -- e também aos desalojados -- a WebMed, parte do ecossistema do Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), entrou em ação. 

Luciano Lorenz, CEO e fundador da startup, e vários colaboradores passaram o fim de semana de 4 e 5 de maio ajudando nos resgates e em abrigos. Mas na segunda-feira, ele fez uma provocação ao time para encontrar uma nova forma de voluntariado usando a tecnologia do negócio. Assim nasceu o ShortMed SOS Enchentes, que conecta pacientes a médicos voluntários para a realização de teleconsultas. Emocionado, o empreendedor comenta:

 "Nós passamos três noites sem dormir para criar essa solução, pensando que se a gente impactasse ao menos uma pessoa já teria valido a pena. E hoje a gente já conseguiu conectar mais de cem pacientes a médicos"

Em entrevista ao Draft, Luciano fala sobre o funcionamento do ShortMed SOS Enchentes, o apoio que tem recebido, as principais questões de saúde dos desabrigados até o momento e o envolvimento dos médicos voluntários nessa ação.

LEIA MAIS
INSIGHTS

FUTEBOL NUMA HORA DESSAS?
O Brasileirão foi suspenso por duas rodadas por causa das enchentes no RS. Antes da decisão da CBF, o editor Bruno Leuzinger escreveu sobre o tema. Leia.

LEIA MAIS
STARTUPS

TEM MUITA BOBAGEM NA INTERNET SOBRE GESTAÇÃO
Diante disso, elas criaram a Eva Saúde para levar informações confiáveis a gestantes e combater a violência obstétrica.

LEIA MAIS
NEGÓCIOS DE IMPACTO

DUPLA CARREIRA: ENTRE O ESPORTE E UMA FINTECH
Veterano da seleção brasileira de vôlei sentado, Renato Leite empreende o Parabank, fintech com foco em pessoas com deficiência.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

O QUE ELA DESCOBRIU AO PARAR DE TOMAR A PÍLULA
Silvana Guerreiro conta que começou a entender seu ciclo e criou um projeto para levar educação menstrual a escolas e empresas. 

LEIA MAIS
OPORTUNIDADES

CHAMAMENTO HACKATHON NACIONAL
Diante da crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a Startup Academy promoverá um hackathon online no dia 23 de maio para buscar soluções tecnológicas com foco na prevenção de catástrofes climáticas. Podem participar do evento pessoas do Brasil e do exterior.

Quando: inscrições até 22 de maio

CHAMADA DE SOLUÇÕES PARA O SUL
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT-RS) e organizações parceiras buscam soluções ou projetos voltados à prevenção e mitigação de danos causados por desastres meteorológicos e que já possam ser aplicados na situação atual do RS.

SEMANA DO MEI SEBRAE
O Sebrae promove uma semana de capacitação gratuita para microempreendedores individuais, com eventos online e presenciais distribuídos por todo o país. Entre os confirmados para os encontros online estão nomes como Nath Finanças, Natália Beauty e Gil do Vigor.
Quando: de 20 a 24 de maio

PRÊMIO INTRAEMPREENDEDORISMO AEVO
A AEVO está com inscrições abertas para o prêmio que visa reconhecer e premiar empresas e pessoas que estimulam o intraempreendedorismo no Brasil. São quatro modalidades: Inovação de Sustentação, Inovação de Transformação, Inovação Aberta e Inovação ESG.

Quando: inscrições até 30 de junho

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2024, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário