A lei que limita a cobrança do ICMS sobre combustíveis pôs em risco mais de R$ 20 bilhões do orçamento da Educação. O problema surgiu com o veto de Bolsonaro à emenda que estabelecia compensação aos estados e municípios em caso de perda da arrecadação. Se não for derrubado, vai afetar salários, obras e transporte escolar.
****************** ESCÂNDALO(S) NO MEC A oposição protocolou o pedido para a criação da CPI do MEC. Agora a bola está com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - isso se o governo não conseguir melar o jogo. Tenta, também, convencer senadores a retirar o apoio à CPI, acelerando a liberação de verba para emendas parlamentares. E a bancada governista prepara uma ação para barrar no STF a abertura da comissão. .......................... Chico Alves conta que a Corregedoria Geral da União encontrou problemas na prestação de contas feita pela MEC de R$ 18,8 bilhões de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). .......................... Saiu do STF para a PGR mais um pedido de investigação contra Bolsonaro por suspeita de interferência nas apurações feitas pela Polícia Federal de corrupção no MEC. .......................... De novo foi a ministra Cármen Lúcia que remeteu o processo. Escreveu: "Considerando os termos do relato apresentado e a gravidade do quadro narrado, manifeste-se a Procuradoria-Geral da República". Se ficar comprovada a interferência, Bolsonaro pode responder por crimes comuns e de responsabilidade. ****************** PRA FICAR DE OLHO Os motoristas de ônibus da cidade de São Paulo programaram greve para hoje. .......................... Bolsonaro lança às 17h30 o Plano Safra 2022/2023. ****************** DIREITOS DA MULHER A audiência pública do Ministério da Saúde sobre um manual polêmico a respeito de aborto teve uma dose de fake news e de tentativa de criar um espetáculo macabro, com a apresentação do boneco de um feto. .......................... Está parada há quatro anos no STF a discussão sobre a descriminalização do aborto. Não há "clima de tranquilidade" para discutir o tema, segundo o ministro Luís Roberto Barroso. .......................... Demétrius Oliveira de Macedo, que espancou a procuradora-chefe Gabriela Samadello Monteiro de Barros dentro da Prefeitura de Registro (SP) virou réu por tentativa de feminicídio. ****************** MAPA DA VIOLÊNCIA Show de horrores no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Proporcionalmente, o horror maior nas capitais está em Macapá (AP), com taxa de 63,2 mortes violentas por cem mil habitantes. O menor, em São Paulo, com 7,7 por cem mil. .......................... Estão na Amazônia 13 das 30 cidades mais violentas do país (todas no Norte ou Nordeste), considerando o período de 2019 a 2021. .......................... O NÚMERO 30.553 É o total de meninas de até 13 anos estupradas no Brasil em 2021. Na mesma faixa e período, 5.182 meninos foram estuprados. ****************** MUNDO DO CRIME Josmar Jozino revela como e quando o PCC se infiltrou nas empresas de ônibus em São Paulo.
****************** CORRIDA ELEITORAL A Associação Juízes para a Democracia (AJD) enviou para algumas das principais organizações internacionais relato dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às instituições nacionais e um pedido para que estrangeiros monitorem a situação no Brasil, inclusive com observadores enviados ao país para a eleição de outubro. .......................... Marcio França deve anunciar nos próximos dias a desistência da corrida pelo governo de São Paulo. Depois, PT e aliados definem quem será vice de Haddad (que prefere Marina Silva; o PSB quer Lu Alckmin na chapa. .......................... Carlos Madeiro escreve sobre o racha entre Arthur Lira e Fernando Collor, ambos da base de Bolsonaro em Alagoas. ****************** CERCADINHO Bolsonaro disse ontem que ameaçou transferir "para a fronteira" um médico militar que não quis receitar para ele remédio contra a covid. .......................... O Ministério Público abriu investigação sobre acusações de assédio sexual feitas por funcionárias da Caixa Econômica Federal contra o presidente do banco, Pedro Guimarães. ****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS O personagem desta edição do boletim é Irapuã Santana, que entrou na Uerj para estudar direito graças às cotas raciais, foi assessor do STF e agora, como presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, trabalha para a adoção de cotas de 30% nos eventos de todas as comissões. "Nunca tive problema em falar que era cotista", diz. Quer receber às terças e sextas a newsletter? Inscreva-se. ****************** NA NEWSLETTER A COMPANHIA Na edição desta semana a empresa em análise é a Braskem, uma das maiores do setor petroquímico no mundo. Suas ações caíram 33% neste ano, mas o lucro líquido subiu 56% no primeiro trimestre. É boa oportunidade para investir. Cadastre-se para receber as análises toda terça.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário