quarta-feira, 29 de junho de 2022

Ativismo empresarial: quando é hora de abraçar uma causa?

Visualizar como página web

Edição número 30 | 29 de junho de 2022

PESSOAS

"Empresas devem usar espaços de poder para construir mundo melhor"

Conhecida por seu ativismo em causas sociais e ambientais ao redor do mundo, a fabricante de sorvetes norte-americana Ben & Jerry's decidiu concentrar seus esforços, no Brasil, na causa da inclusão e da diversidade – mais especificamente, em relação a pessoas LGBTQIA+.

Desde a sua chegada ao território nacional, em 2014, a empresa se engajou em ajudar a tirar o Brasil da triste liderança no ranking global de violência contra pessoas trans.

Para isso, promoveu uma série de campanhas nos últimos oito anos: para aumentar a representatividade LGBTQIA+ no Parlamento, para que o STF criminalizasse a LGBTfobia e, mais recentemente, para que as Secretarias de Segurança Pública dos Estados criassem protocolos e métricas específicas para o acolhimento e registro de agressões contra esse público.

"Não estamos dispostos a abrir mão de nossos valores porque um consumidor não gosta do nosso posicionamento", diz o líder da Ben & Jerry's no Brasil, Rodrigo Santini.

Ele enfatiza a importância de as marcas se posicionarem em relação a questões de direitos humanos, observou retrocessos na área no Brasil e no mundo nos últimos anos e foi taxativo: a empresa que escolher ficar em cima do muro, ou seja, não fazer nada para contribuir para a melhoria da sociedade, será penalizada. Leia a entrevista completa.

Leia mais

GOVERNANÇA

Como iRancho quer garantir carne certificada no país

Apostando na simplificação de processos, statup coloca em operação em julho o Safe Beef, uma plataforma gratuita de rastreamento que deve entregar ao produtor e aos players do mercado detalhamento completo da vida do boi.

Leia mais

GLOSSÁRIO 

O que é um aterro zero?

O conceito propõe que materiais e resíduos produzidos por atividades humanas sejam aproveitados ao máximo em vez de serem descartados. E que, com isso, imagens como a acima desapareçam da paisagem urbana. NetZero explica o conceito.

Leia mais

FRASE DA SEMANA

"Algodão rastreável e responsável não é um nicho: quem não aderir a isso vai estar fora do mercado."

Álvaro Dilli, diretor de RH e Sustentabilidade da SLC

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Net Zero?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por NetZero

All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário