A economia do mundo dá sinais de parada, e a do Brasil corre sério risco de piorar também. A retração econômica nos países mais ricos deve vir entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2023, segundo economistas, afetando as exportações brasileiras. A coisa piora muito se a China baquear com a crise. .......................... O total de famílias em pobreza extrema superou o número das que recebem o Auxílio Brasil. E a fila não anda.
****************** PREVISÃO DO TEMPO O tempo na semana vai ser firme e seco no Sudeste; no Sul e no Nordeste continua a chuva.
****************** ESCÂNDALO(S) NO MEC Senadores querem protocolar amanhã o pedido de abertura da CPI do MEC. O governo manobra para tentar impedir. .......................... Bolsonaro voltou a defender o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro: "Não tinha ali indícios mínimos de corrupção por parte dele". .......................... O pastor Arilton Moura, ligado a Bolsonaro, e um ex-assessor do MEC estiveram dez vezes no mesmo hotel em datas coincidentes, mostra a Polícia Federal. .......................... O governo pagou R$ 1,8 bilhão em emendas no dia da prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Análise de Leonardo Sakamoto: o escândalo do MEC pode ser pior para Bolsonaro do que o mensalão foi para Lula. .......................... O que salva do caos a educação brasileira é a resistência dos professores, diz Jeferson Tenório.
****************** VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA "Defensores do meio ambiente seguem em risco", disse a viúva de Dom Phillips no velório do jornalista assassinado no Amazonas. .......................... Pesquisa Datafolha mostra que 4 em cada 10 pessoas veem mais incentivo por parte de Bolsonaro do que combate a ilegalidades na Amazônia, como a ação de caçadores e pescadores irregulares, a invasão de terras indígenas, o desmatamento e o garimpo clandestino.
****************** DIREITOS DA MULHER No ano passado, das 1.556 internações relacionadas a abortos na faixa etária dos 10 aos 14 anos, só 131 (8%) ocorreram por causas autorizadas no Brasil: estupro, risco à vida da gestante e anencefalia do feto. As outras 1.425 internações (92%) foram relacionadas a abortos espontâneos ou induzidos fora dos hospitais. .......................... Bolsonaro disse que "faria o possível" para evitar que a filha de 11 anos abortasse caso sofresse um estupro. .......................... A mãe da menina de 11 anos inicialmente impedida de abortar por decisão judicial criticou ontem no Fantástico a decisão e a forma como ela e a filha foram tratadas pela juíza: "Me senti um nada". .......................... Nos EUA, empresas se oferecem para pagar a viagem de funcionárias de estados em que o aborto foi impedido por lei.
****************** CORRIDA ELEITORAL A campanha de Lula tenta resolver dilema entre segurança (que mostrou falhas pelo menos quatro vezes nos últimos dias) e a realização de grandes eventos. .......................... O senador Tasso Jereissati, do PSDB, é o convidado do UOL Entrevista. Às 10h. .......................... José Luiz Datena, de novo, ensaia candidatura e deve parar de apresentar na quarta-feira o Brasil Urgente. Ou não? .......................... Bolsonaro, de novo, disse que Braga Netto será o candidato a vice em sua chapa. ****************** CERCADINHO Bolsonaro ficou incomodado com apoiadores muito perto dele na praia, em Santa Catarina: "Fica para trás, meu Deus do céu". A vice-governadora do estado, Daniela Cristina Reinehr, achou que fosse com ela. .......................... Sobrinho de Bolsonaro e pré-candidato a deputado distrital, Léo Índio não aparece para trabalhar no Senado desde a primeira semana de março. ****************** NA NEWSLETTER DA DANIELA PINHEIRO A jornalista conversou com o violonista João Caçador e com o fadista Tiago Lila, do Fado Bicha, duo que se apresenta a partir de 7 de julho no Rio, em São Paulo e em Brasília. Na conversa, o conservadorismo de Portugal e do Brasil - e as diferenças de comportamento nos dois países. Quer receber às sextas-feiras a newsletter? Inscreva-se.
****************** NA NEWSLETTER DE UNIVERSA Aborto é o tema desta edição. Além do caso da menina de 11 anos inicialmente impedida de abortar por uma juíza, o boletim aborda a reportagem de Universa que mostra a estagnação da discussão de leis sobre o tema no Brasil - e a situação em outros países da América Latina. Clique aqui para se cadastrar e receber toda sexta.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário