quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Você já é um canivete suíço?

Uma breve reflexão sobre multipotencialidade
"Sabemos o que somos, mas não sabemos o que poderemos ser." ~
William Shakespeare

l, você já sabe o que é um canivete suíço?

A gente não tá falando daquele canivete propriamente dito, mas de pessoas que são como canivetes suíço.

Pensa bem, um canivete suíço tem muitas funções diferentes. Além da faca, ele ainda tem abridor de latas, garrafa, saca rolhas, chave de fenda, tesoura, gancho, lupa etc. Um objetivo simples capaz de fazer muita coisa.

E as pessoas canivete suíço também são assim. Elas são o que a gente chama de MULTIPOTENCIAL.

A gente sabe que, num mundo em que nos ensinaram que é preciso ser especialista, saber fazer muitas coisas diferentes pode parecer loucura, mas pensa bem:
O especialista é importante pra aprofundar os conhecimentos de uma determinada área e avançar nosso conhecimento. O multipotencial é importante pra que esse conhecimento seja integrado com outras áreas.
Por exemplo: um médico especializado em câncer de mama em mulheres acima dos 80 anos tem muito conhecimento sobre essa área, mas talvez não consiga integrar esse conhecimento com o restante do mundo.

É nesse ponto que entra um médico mais generalista. Ele vai olhar para os avanços desse especialista e fazer isso se conectar com as outras áreas médicas.

A gente que é multipotencial e consegue conectar todos esses pontos, às vezes somos vistos como doidinhos, sem foco ou, até mesmo, como encostados na vida. Mas isso é uma limitação da sociedade ao nosso redor, e não necessariamente uma limitação nossa.

Ser multipotencial é natural do ser humano. Durante toda a história, a gente teve que se virar e saber fazer o máximo de coisas possível pra sobreviver. Essa ideia de especialista é muito recente e surgiu depois da revolução industrial.

A especialidade não é natural para o ser humano. A multipotencialidade, sim!

É libertador se livrar dessas amarras pra estudar e aprender tudo o que você quiser. Pode estudar dança e empreendedorismo, pintura e contabilidade, marketing e música. Não importa. Você mistura tudo o que você quiser.

E é justamente aí que entra o canivete suíço. São muitas habilidades diferentes que se conectam e se complementam, mesmo que pareçam muito diferentes.

Você gostou da ideia de ser um canivete suíço? Então, clique aqui e conheça mais informações sobre nosso curso que ajuda pessoas multipotenciais.

Beijos e bora assumir essa multipotencialidade pro mundo!
Vic Celeste
Rafa Cappai + Espaçonave
Câmbio, desligo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário