terça-feira, 6 de outubro de 2020

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 35.519.101 contaminados e 1.044.633 mortos no mundo. No Brasil são 4.927.235 contaminados e 146.675 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

ALÍVIO NO RIO

Após período de alta, o Rio de Janeiro voltou a apresentar queda na média móvel de mortes por Covid-19. Segundo o último levantamento de VEJA , o estado registrou uma taxa de 69,9, o que representa um recuo de 32,4% em relação há duas semanas. Por outro lado, o índice de novos casos está em ascensão na comparação com o mesmo intervalo. A média móvel de infectados ficou em 1.618,9, contra 1.319,4 registrados há 14 dias. Na capital fluminense, a situação é semelhante: queda de óbitos e aumento de novos diagnósticos positivos. Apesar do bom sinal com a baixa no número de vítimas fatais, a alta nos casos da doença acende um alerta no estado. 


AULAS EM SP

O governador de São Paulo, João Doria, confirmou a volta opcional às aulas presenciais para quarta-feira. A decisão engloba alunos do ensino médio e de educação de jovens e adultos (EJA) nas redes estadual, municipal e privada. O retorno, contudo, está condicionado à autorização de cada prefeitura. Se a instituição decidir reabrir, ela deverá respeitar os limites máximos de alunos e os protocolos sanitários. "Para as escolas se prepararem, o governo disponibilizou 50 milhões de reais para a compra de equipamentos e itens de higiene", afirmou Doria. A volta do ensino fundamental na rede pública está programada para o dia 3 de novembro.


ALTA DE TRUMP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou o hospital em que estava internado com Covid-19 há três dias. De acordo com o médico responsável pelo governante, Sean Conley, ele atingiu todos os critérios hospitalares para receber alta, mas continuará sendo monitorado na Casa Branca, já que ainda não está totalmente fora de perigo. No domingo, o político deixou o centro médico para dar uma volta de carro e acenar a apoiadores. O ato foi criticado  por ter colocado os membros de sua segurança em risco. Além de Trump e Melania, ao menos 11 pessoas próximas a ele foram infectadas. A última delas foi Kayleigh McEnany, secretária de imprensa.


O IMPACTO DOS SUPERTRANSMISSORES

Um grande estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos e da Índia revelou que os chamados supertransmissores – contaminados que transmitem a doença para muitas outras pessoas – são responsáveis por 60% das infecções causadas pelo novo coronavírus, apesar de representarem apenas 8% dos casos. A pesquisa mostrou ainda que 71% dos indivíduos doentes não passaram o vírus para nenhum de seus contatos. O trabalho rastreou as vias de infecção e a taxa de mortalidade de 575.071 pessoas que foram expostas a 84.965 contaminados. Os resultados também mostraram que a probabilidade de uma pessoa com o vírus, independente da sua idade, transmiti-lo variou de 2,6% na comunidade a 9% no domicílio.

publicidade
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário