quinta-feira, 1 de outubro de 2020

O que Amanda Mol nos ensinou sobre criação de produtos

4 minutos do que aprendemos sobre criação de produtos com Amanda Mol
"Todo produto da genialidade deve ser um produto do entusiasmo." ~ Benjamin Disraeli
l, você já percebeu que a gente sempre faz um monte de pesquisa quando quer criar um novo produto, mas esquece de olhar pra dentro da nossa própria vida?

Essa foi uma lição que a Amanda Mol trouxe pra nossa comunidade criativa, a Galáxya na nossa última aula ao vivo. A Amanda foi aluna das nossas primeiras alunas, lá quando o DecolaLab tava começando e foi um honra imensa recebê-la na nossa comunidade e ouvir um pouco da sua experiência de criação de produtos.

Uma das coisas que achamos mais impressionante, foi quando ela nos contou que deixou de fazer pesquisa de mercado quando está num processo criativo. Ela vai pra um caminho totalmente contrário e finge que o produto nunca foi feito antes. A proposta é imaginar como seria se ela estivesse inventando aquilo naquele momento, mesmo que seja um produto mega tradicional.

Um exemplo recente disso, foram seus tapetinhos de yoga. Ela criou a ideia através da sua necessidade de tapetes de yoga e produziu algo que ela gostaria de consumir.
Não foi por causa de uma pesquisa de mercado que mostrou que as pessoas buscavam tapetes com uma estética semelhante à arte dela, mas da sua vontade de ter tapetes mais bonitos e funcionais.

O mercado tem várias marcas que vendem tapetes de yoga. Os produtos da Amanda talvez fossem só mais um se ela estivesse pensando na demanda do mercado, mas mesmo assim ela criou algo que ela curtisse, produziu pra ela mesma, antes de pensar no cliente final.

E isso leva a gente pra um segundo ponto: pense no que faz sentido pra sua vida hoje.

Muitas vezes, aquilo que a gente acredita que vai vender com mais facilidade não é o que mais precisamos no momento, ou o que faz sentido pras nossas vidas agora. Fique de olho nos seus hábitos e rotinas pra saber quais são os produtos que fariam sentido pra você. Produza algo que você precise.

Pense assim: o que eu usaria se existisse no mercado? Essa pergunta pode te ajudar a encontrar oportunidades incríveis pra criar produtos únicos. Serão produtos com a sua personalidade, a sua essência.


E o mais legal de tudo isso é que você não precisa criar todos esses produtos do zero. Muito pelo contrário. Você pode criar parcerias e collabs com outras marcas que tenham valores parecidos com o seu e levar sua identidade pra esses produtos.


Foi assim que a Amanda criou seus tapetes, por exemplo. Ela fez parceria com um fabricante que tinha uma visão de mundo muito parecida com a sua e enxergava naquela proposta um caminho pros seus tapetes de yoga.


As oportunidades de criar produtos estão nas nossas vidas, mas muitas vezes escolhemos abrir mão desse potencial pra seguir as tendências e ideias do mercado. E isso pode fazer você deixar de criar produtos incríveis.


Gostou dessas ideias? Quer participar de aulas como essa e fazer parte de uma comunidade incrível?
Clique aqui e saiba mais sobre a Galáxya.

Beijos e bora criar produtos incríveis
Vic Celeste
Rafa Cappai + Espaçonave
Câmbio, desligo!

Psiu:  HOJE vai rolar a palestra da Rafa sobre multipotencialidade no Social Media Week. Você ainda pode garantir seu lugar FOR FREE com nosso cupom RafaeEspaconaveconvidam, Clica aqui e garante sua vaga! E fica de olho até o final da palestra que vai ter SURPRESA por lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário