quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO
 
O STF começa a julgar nesta quarta os primeiros réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Nove meses após os atos de depredação, a Corte leva a julgamento Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro. Eles foram presos no dia dos ataques e respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, associação criminosa armada e dano contra o patrimônio público. As penas podem chegar a 30 anos de prisão. Cada réu será julgado individualmente.
 
BRAGA NETTO NA MIRA DA PF
 
O general Walter Braga Netto, ex-ministro de Jair Bolsonaro, teve o sigilo telefônico quebrado pela Justiça. O militar está na mira de uma investigação da Polícia Federal que apura suspeitas de desvios em contratos durante a intervenção federal na segurança pública do Rio, em 2018, chefiada por Braga Netto. O esquema envolveria compra superfaturada de coletes balísticos. O general nega qualquer crime e afirma que os contratos seguiram os 'trâmites legais' e foram suspensos pelo próprio gabinete da intervenção depois de 'supostas irregularidades nos documentos fornecidos'.
 
'ENORME FRAUDE JUDICIAL'
 
O presidente Lula voltou a criticar a Operação Lava-Jato em um artigo para um livro em homenagem a Luiz Gushiken, ex-deputado e ex-chefe da Secom, que morreu em 2013. "Depois que Gushiken nos deixou, os ataques só aumentaram. A presidenta Dilma foi vítima de um golpe" e "uma enorme fraude judicial me tirou a liberdade e o direito de concorrer às eleições", escreveu. A obra também tem participação de outros petistas importantes, como o ex-ministro José Dirceu e a ex-presidente Dilma Rousseff.
 
CIRURGIA DE BOLSONARO
 
O ex-presidente se recupera bem após passar por procedimentos cirúrgicos na terça-feira, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Bolsonaro foi submetido a uma endoscopia digestiva, seguido de uma 'fundoplicatura endoscópica', operação para tratamento de refluxo e hérnia de hiato. Ele também fez procedimentos para o sistema respiratório, corrigindo um desvio de septo. Segundo os médicos, 'as cirurgias transcorreram de forma satisfatória'.
 
INFLAÇÃO EM AGOSTO
 
A inflação oficial no mês de agosto teve uma alta de 0,23%, acelerando em relação aos 0,12% registrados em julho. O resultado foi impactado principalmente pelo avanço no preço da energia elétrica, que subiu 4,59%. Mesmo assim, o índice veio abaixo das expectativas do mercado, que projetava um IPCA de 0,28% no período. No acumulado de doze meses, a inflação chegou a 4,61%, acima do centro da meta para 2023, que é de 3,25%.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário