A CATL, uma empresa chinesa que fabrica baterias, está desenvolvendo uma nova peça capaz de ser totalmente recarregada em 15 minutos, mas que suporta uma carga parcial em um tempo ainda menor. Em 10 minutos, a bateria teria uma autonomia de 400 km, sendo que com carga cheia, chegaria aos 700 km. Uma diferença boa para quem puder aguardar mais cinco minutinhos. Como funcionaA Shenxing, como é chamada, é feita de LFP, sigla em inglês para fosfato de lítio-ferro. A carga rápida acontece por causa da eletroquímica usada na bateria, que equilibra a densidade de energia. Segundo a CATL, a intenção é reduzir a resistência dos íons de lítio durante o movimento, ajustando a viscosidade do eletrólito. Outra preocupação da empresa foi melhorar o isolamento térmico, fazendo com que a bateria segure a carga mesmo a 10ºC negativos. Quando chega ao públicoA CATL espera produzir a Shenxing em massa até o final deste ano. Até o início de 2024, os primeiros carros equipados com a bateria devem chegar às lojas. A empresa é fornecedora de grandes marcas, como BMW, Mercedes, Hyundai, Honda, Toyota e Volkswagen. Ainda não há anúncios de quais montadoras seriam as primeiras a equipar seus carros com a Shenxing. As baterias de fosfato lítio-ferro exigem menos manutenção e têm um custo mais baixo, apesar da densidade energética menor que as de íons de lítio. A Toyota também participa do desenvolvimento de baterias e promete alcances de até 1.500 km, mas a partir de 2027 no mínimo. |
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