quinta-feira, 28 de setembro de 2023

As principais notícias e análises econômicas do dia

Newsletter de VEJA traz projeções, bastidores e novidades do cenário econômico brasileiro
 
Abril Comunicações
 
 
Notícias e análises da economia e do mundo dos negócios, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.                                     Edição: Pedro Gil
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
MOMENTO DO MERCADO
 
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, B3, opera em alta de 0,66% no meio do dia. A ascensão decorre, em parte, da revisão feita pelo Banco Central do Brasil, que ajustou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, de 2% para 2,9%, mantendo a projeção de inflação estável em 5%. No cenário externo, o PIB dos Estados Unidos desacelerou no segundo trimestre de 2023, registrando um crescimento de 2,1%, uma queda em relação aos 2,2% do primeiro trimestre e abaixo das expectativas de mercado, que apontavam avanço de 2,4%. Este fato contribui positivamente para o desempenho do Ibovespa, intensificando as expectativas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, adote medidas de relaxamento monetário. O dólar segue em alta, negociado acima de 5,05 reais, em meio a um cenário de maior aversão ao risco.
 
PREVISÃO AJUSTADA
 
O Banco Central (BC) elevou sua projeção para o crescimento do PIB do Brasil em 2023 de 2% para 2,9%, de acordo com o relatório de inflação trimestral, divulgado nesta quinta-feira, 28. Para 2024, a previsão é de 1,8%. A correção de rota reflete principalmente a surpresa com o crescimento no primeiro trimestre e pelas previsões mais favoráveis para a evolução da indústria, de serviços e do consumo das famílias no segundo semestre.
 
MENOS OTIMISMO
 
O repórter Diego Gimenes entrevistou Gustavo Cruz, estrategista-chefe da corretora RB Investimentos, para o programa VEJA Mercado desta quinta-feira. O especialista avalia que as projeções mais otimistas para o Ibovespa estão com os dias contados e que o atual momento não é mais de euforia, mas também não é de desespero. Cruz afirma que as incertezas externas ainda devem se arrastar por mais algum tempo. Para não perder nenhuma edição do programa, siga o canal de VEJA no YouTube e também no Spotify.
 
DANÇA DAS CADEIRAS
 
A Stellantis, holding de montadoras como Fiat, Jeep, Peugeot, Citröen, Dodge e Chrysler, anunciou a nomeação de Emanuele Capellano como novo diretor de Operações na América do Sul, em substituição a Antonio Filosa. Leia mais no Radar Econômico.
 
LEIA MAIS
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, vejamercado@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário