sábado, 4 de maio de 2024

6 anos de Crusoé: vigilância sem descanso

Visualizar como página web

6 anos de Crusoé: vigilância sem descanso

A revista Crusoé completa neste sábado, 4 de maio, seis anos de existência.

Ao longo de 313 edições, a revista se manteve fiel à sua linha editorial, definida em um primeiro comunicado aos leitores de O Antagonista.


Em um email convidando as pessoas para assinarem seu conteúdo exclusivo, o tom cético contra o poder aparecia nas primeiras linhas: "Ninguém aguenta mais as patacoadas dos nossos políticos. Eles nos fazem de bobos".


Em um universo dominado por uma imprensa dócil e por redes sociais repletas de desinformação, Crusoé seguia os passos de O Antagonista e prometia um jornalismo independente e vigilante.


"Nosso compromisso será deixar você muito bem informado e bem distante das mentiras disseminadas nas redes sociais. Você fará parte de um grupo exclusivo que vai saber sobre os acontecimentos mais importantes, como eles de fato ocorreram, sem interferência de versões enviesadas. Para atingir esse propósito, vamos manter nossos governantes sob vigilância dia após dia, sem descanso", dizia a mensagem.


Ao praticar os seus princípios, Crusoé enfrentou diversos problemas.


A reportagem de capa "O amigo do amigo do meu pai", revelando o codinome usado na empreiteira Odebrecht para se referir ao ministro do STF Dias Toffoli, foi uma das primeiras publicações usadas para vitaminar o "inquérito do fim do mundo", comandado por Alexandre de Moraes, desde 2019. A revista foi censurada sob a alegação de que o documento com o codinome não existia, mas em poucos dias a acusação foi desmentida, e a reportagem voltou ao ar (neste link, o conteúdo está aberto para não assinantes).


Enquanto a maior parte da imprensa fica de joelhos, Crusoé tem mantido um olhar crítico ao Supremo Tribunal Federal, o STF, e a seus ministros.


Defensora do combate à corrupção, Crusoé é o veículo que mais tem denunciado as iniciativas de enterrar operações que mudaram radicalmente o clima de impunidade para os poderosos, sempre vigente no país.


Crusoé também tem sido implacável com os abusos e equívocos dos presidentes de turno, seja Jair Bolsonaro ou Lula, apontando os conchavos nos corredores da República e as ideologias retrógradas que acometem tanto a esquerda quanto a direita.


Por fim, Crusoé é o veículo que traz as melhores análises na área de internacional, denunciando a aproximação do governo brasileiro com ditaduras e mostrando o impacto que os fatos internacionais têm na vida dos brasileiros.


Agradecemos você leitor (assinante e não assinante) que faz com que o conteúdo produzido semanalmente pela Crusoé ganhe repercussão e vire pauta de discussões criticas sobre os caminhos da democracia.

Redação Crusoé

Crusoé - Uma ilha no jornalismo

Apoie o Jornalismo Vigilante, assine O Antagonista e a Crusoé, tenha acesso a um conteúdo de credibilidade, acessível e multiplataforma.


Clique aqui e conheça os pacotes

Já é assinante? Indique O Antagonista para seus amigos

Enviado por O Antagonista

Avenida Paulista, 777, Andar 4 Conj 41, Jardim Paulista, São Paulo, SP, 01113-910, Brasil

Se deseja não receber mensagens como esta, por favor clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário