segunda-feira, 5 de junho de 2023

Edição especial: Dia Mundial do Meio Ambiente

Visualizar como página web

Edição Especial | 05 de junho de 2023

Você sabia que, a cada minuto, um caminhão de lixo cheio de plástico é despejado nos oceanos? É por este e tantos outros dados alarmantes que hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, decidimos chamar sua atenção.

A edição de hoje é fruto de uma parceria entre NetZero e o Projeto Draft. Para começar, Denise Hills, uma das mais respeitadas especialistas em sustentabilidade do Brasil e do mundo, fala, com exclusividade, sobre a grande chance para os negócios com a Amazônia sediando a COP de 2025.

Você vai ver também uma seleção de líderes, startups sustentáveis e temas que não pode deixar de acompanhar de perto.

Um brinde aos seres vivos que habitam este planeta e às iniciativas que trabalham para que suas vidas não se apaguem!

Boa leitura.

Equipes de NetZero e Projeto Draft

Denise Hills: "COP no Brasil em 2025 será o evento ambiental mais potente da década"

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a notícia não podia ser melhor: em novembro de 2025, o Brasil - mais especificamente Belém do Pará - sediará o mais importante evento ambiental do planeta, a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP-30.

Mas o que isso significa para o país e para os negócios? Conversamos com Denise Hills, especialista em sustentabilidade estratégica e inovação e UN SDG Pioneer, reconhecimento dado pelo Pacto Global da ONU a dez profissionais no mundo que atuam de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Leia mais

  FIQUE DE OLHO 

Biocréditos: um novo ativo

O Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) lançaram no final de 2022 um estudo inédito com a proposta de "biocréditos". A idéia é usar a mesma lógica do modelo dos créditos de carbono só que desta vez para financiar a conservação e restauração da biodiversidade. Trata-se de um novo tipo de ativo financeiro identificado como unidades de biodiversidade que são mensuráveis ​​e rastreáveis ​​e, portanto, podem ser negociados e vendidos para indivíduos, empresas e governo.

 A luz do Hidrogênio Verde

O hidrogênio verde, que é uma fonte energética limpa, é algo muito simples e capaz de ser facilmente transportado. Para produzi-lo, precisamos de energias renováveis, como solar e eólica. O Nordeste brasileiro é o melhor lugar do mundo para a produção do hidrogênio verde do mundo - só o Estado do Ceará, por exemplo, tem condições de abastecer o Brasil inteiro e ainda exportar para a Europa e Estados Unidos.

Carros mais limpos

A principal solução para o problema da emissão de gases causadores do efeito estufa pelos veículos parece que está dada: eletrificar a frota. Entretanto, não se trata de um passo assim tão simples. Ainda há muito o que entender e aplicar para que exista uma transição que alinhe legislação, mercado, consciência dos consumidores e até mesmo infraestrutura para atender as questões de eletromobilidade em um país com dimensões continentais como o Brasil.

O dilema do agronegócio

O governo brasileiro tem repetido inúmeras vezes o objetivo de aumentar consideravelmente a produção agrícola do país - na mesma medida em que se compromete com a sustentabilidade. É possível aumentar as lavouras sem derrubar árvores? Trata-se de um belo desafio e soluções não faltam. Uma das ideias é a agricultura regenerativa, com o uso de bioinsumos, por exemplo, que oferece a capacidade de dobrar a produção recuperando áreas degradadas de pasto para conversão em lavoura.

Quem paga a conta?

Os países que mais poluem são também os mais ricos. Entretanto, os mais pobres sofrem mais com as tragédias causadas pelas mudanças climáticas. Os países do G20, incluindo o Brasil, são responsáveis diretos por 80% das emissões. O que equivale a um prejuízo da ordem de US$ 30 trilhões para os países pobres e em desenvolvimento, na forma de secas, ondas de calor, escassez de água e alimentos, elevação do nível do mar e inundações mais intensas. Os números são eloquentes e dão a medida econômica da chamada injustiça climática. 

CONHEÇA ESTAS STARTUPS

Água na Caixa

A empresa vende água envasada em uma embalagem cartonada reutilizável, 100% reciclável, com matéria-prima 88% renovável (na versão de 500 ml, 53% dela é papel de madeiras de florestas certificadas e 35% plástico verde, de cana de açúcar, incluindo o topo e a tampa). A marca se anuncia como a primeira água mineral carbono neutro do Brasil, compensando 100% de suas emissões

Saiba mais

Planty Beauty

Fundada pela biomédica baiana Mariana Silva (foto), a empresa produz bioprodutos e biofarmácos utilizando a biologia sintética por meio do hackeamento do código genético das plantas. Trata-se de uma nova forma de produzir sem usar o extrativismo predatório.

Saiba mais

Pantys

Marca que produz roupas íntimas usando tecidos que absorvem o fluxo menstrual e, portanto, são mais sustentáveis, pois dispensam o uso de descartáveis

Saiba mais

T&D Sustentável

Greentech que desenvolve serviços focados no combate ao desperdício de água: a proposta é ajudar companhias a economizar água com seu sistema (uma "solução 360º" para a gestão hídrica) de forma gratuita; em troca, recebe 50% do valor economizado.

Saiba mais

Kanna

Sistema para vender tokens que seriam equivalentes a uma parcela da terra onde é cultivada cannabis. Quem comprar estes tokens ganha benefícios, como descontos em produtos da rede parceira da companhia, e o valor segue para financiar a operação de redução de danos ambientais.

Saiba mais

LÍDERES SUSTENTÁVEIS INSPIRADORES

"As pessoas que tomam decisões por nós não nos representam. Tem países discutindo mudanças climáticas que estão mais interessados no fator econômico do que preocupados com o clima."

Val Munduruku,  presidente da  Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós e do Engajamento, organização de jovens que trabalha questões ambientais.

"Se saímos desse modelo de concorrência por materiais cada vez mais escassos e criamos uma solução que extraia matéria-prima do que já foi consumido, estamos navegando em um outro ambiente que acaba sendo um oceano azul. É uma questão de sobrevivência."

Jessica Teixeira, gerente de sustentabilidade da HP 

"Você tem muito mais demanda do que oferta por produtos que ajudam a salvar o planeta e isso está começando a atrair muitos empreendedores e investidores para a Amazônia. A economia do futuro vai estar muito baseada nessas oportunidades, que são grandes."

Mariano Cenamo, CEO da AMAZ, aceleradora de negócios de sociobiodiversidade com atuação na Amazônia legal, e cofundador do Idesam

"O que mais vai economizar recursos é a não fabricação de uma roupa nova que vai ficar parada no guarda-roupa. O ponto é mostrar que existem alternativas. Há 15 anos, se eu falasse isso para o consumidor eu não teria alternativas para dar. Hoje, eu falo do jeans feito com um copo d'água".

Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee 

"A sustentabilidade ambiental e social é que vai garantir que a gente continue sendo relevante para o nosso ecossistema e para o planeta."

Carla Crippa, vice-presidente de Relações com a Sociedade da Ambev Brasil

 

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Net Zero?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por NetZero

All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário