Na semana passada, o podcast Mídia e Marketing, do UOL, chegou ao seu 1° ano de vida. Foram 53 entrevistas, em todas as semanas do ano, com grandes nomes do marketing, da criatividade e da propaganda brasileira, indicando caminhos e soluções para o desenvolvimento de uma melhor comunicação entre marcas e consumidores. Para celebrar, selecionamos aqui 10 entrevistas com executivas e executivos de algumas das maiores empresas do país —também destacamos a edição #50, com Washington Olivetto, e a entrevista com Marcel Marcondes, CMO da AB InBev, maior cervejaria do mundo. Confira: Ana Paula Castello Branco, diretora de advertising de TIM "A verdade sempre foi muito importante na publicidade. Não podemos vender um sonho. Temos que vender coisas concretas. As pessoas estão em busca de marcas com propósito, que têm a ver com o seu estilo de vida". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Andrea Alvares, vice-presidente de comunicação, marketing e sustentabilidade da Natura "O mundo do marketing precisa de uma evolução. A gente não devia convencer ninguém a comprar nada. Se você tem produtos bons, você não precisa convencer ninguém. Precisa expor de forma eficiente, transparente, no momento certo". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Eduardo Campanella, vice-presidente de marketing da Unilever "Hoje, a conexão com o consumidor é quase simultânea. Nunca os hábitos mudaram tão rapidamente. Quem pensaria que teríamos grupos de WhatsApp com o consumidor? Quanto mais eu consigo entender as necessidades, melhor produto eu consigo trazer". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Fred Battaglia, CMO da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para América Latina "Estamos trabalhando em iniciativas para carros autônomos e elétricos no mundo todo, mas o automóvel ainda é um bem muito desejado pelo brasileiro. Carro ainda é um bem necessário". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Hermann Mahnke, diretor executivo de marketing da GM para América do Sul "O jeito unilateral da publicidade, de 'eu falo e você ouve', é obsoleto. Se não formos relevantes, viramos ruído publicitário. Você pode optar por se esconder, ser conservador, ou partir para a interação com os clientes". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. João Branco, diretor de marketing do McDonald's "Estamos batendo recorde de participação no mercado. Tudo que o cliente quiser vamos vender. O bolso não pode tomar as decisões do estômago. Mas nosso principal concorrente, hoje, é o sofá das casas das pessoas". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Marcel Marcondes, CMO da AB InBev nos Estados Unidos "Quando você se torna relevante para as pessoas, elas reagem de um jeito exponencial. Aquilo vira racional e emocional. Elas te respeitam e têm admiração pela sua marca. O marketing tem que ser porta-voz do consumidor". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Othon Vela, diretor de marketing do Pão de Açúcar "O marketing hoje é uma ciência super complexa. Todo o lado de ciência humana continua, mas soma-se o lado de ciências exatas. É preciso contar com muita tecnologia para poder captar todos esses sinais que os clientes nos deixam". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, e aqui, no Spotify. Poliana Sousa, vice-presidente de marketing da Coca-Cola "Uma marca que não tem propósito não tem alma. A gente também erra, mas o mais importante é aprender e ajustar. O diálogo com o consumidor nos faz corrigir mensagens ou ajustar planos de forma mais rápida". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev "No final do dia, o que faz a diferença é implementar uma cultura de riscos, onde as pessoas tenham autonomia para isso. Se você não arrisca, você não cresce. Temos que eliminar ao máximo a burocracia do processo de marketing". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Vanessa Brandão, diretora de marcas premium do grupo Heineken no Brasil "Uma marca que é amada se torna dos consumidores, é do povo. Precisamos ir além de vender cerveja. Precisamos tocar o coração dos consumidores de uma forma mais relevante. Para a gente, é muito importante criar experiências inesquecíveis". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify. Washington Olivetto "Há muita gente tentado analisar quais serão as métricas dos resultados antes mesmo de olhar qual a paixão você vai abordar. Para gerar bons resultados, a gente tem que administrar 'sob tesão', não 'sob tensão'. Quanto mais vontade e prazer as pessoas tiverem, melhor trabalho elas vão fazer. A publicidade está sentindo falta disso". Ouça o episódio completo aqui, no YouTube, ou aqui, no Spotify.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário