segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Homofobia no futebol: um papo com Emerson Ferretti, presidente do Bahia

Visualizar como página web

EDIÇÃO #237- 26 DE FEVEREIRO DE 2024                                   

"EU ESTAVA COM 21 ANOS, PROVAVELMENTE CHEGARIA À SELEÇÃO BRASILEIRA... SÓ QUE TINHA O LADO PESSOAL ZERADO POR CONTA DOS DESEJOS REPRIMIDOS" 

Em julho de 2023, numa punição considerada histórica, o Corinthians precisou enfrentar o Vasco sem público no estádio, devido a cânticos homofóbicos proferidos por seus torcedores em um jogo contra o São Paulo, em maio do ano passado. Entranhada há muito tempo no futebol, a homofobia não é exclusiva de nenhuma torcida. Tampouco está restrita às arquibancadas.

"O futebol é muito identificado com a 'macheza'. Você vai para dentro de campo, você tem que ser 'guerreiro'. Não cabe ser gay, porque quebra o estereótipo"

O ex-goleiro Emerson Ferretti, 52, sabe do que fala: durante toda a carreira, ele manteve a sua orientação sexual em segredo. Gaúcho, começou como profissional no Grêmio, em 1991. Depois de uma grave lesão, passou por Flamengo e outras equipes, conquistou a Copa do Brasil de 1999 com o Juventude e em seguida se transferiu para o Bahia, vencendo duas Copas do Nordeste e um Campeonato Baiano. Hoje, é presidente do Bahia: o primeiro mandatário gay assumido de um grande clube do Brasil (ele revelou sua orientação em 2022, 15 anos depois de pendurar as luvas e as chuteiras).

Em entrevista ao Draft, Emerson fala sobre sua trajetória, o impacto do preconceito no esporte e em sua carreira, e os planos para o Bahia.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

ELA CRIOU UM CLUBE DE ASSINATURA DE CARTAS
Em tempos de conteúdo digital, veloz e efêmero, a jornalista Mariana Ferrari fundou o Carta por Carta, que resgata a correspondência de papel.

LEIA MAIS
NEGÓCIOS SOCIAIS

A INTERPRÊTA VAI ALÉM DA ACESSIBILIDADE EM LIBRAS
Jéssica Cardoso conta como formou uma rede de intérpretes negras para tornar eventos e empresas mais acessíveis e lutar contra o racismo.

LEIA MAIS
NEGÓCIOS CRIATIVOS

A INTOLERÂNCIA ALIMENTAR MUDOU A VIDA DE LARISSA
Após descobrir que tem alergia ao glúten e intolerância à lactose, ela fundou com o marido a Cookoa, de chocolates inclusivos.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

"HÁ 18 ANOS, FALARAM QUE EU VIVERIA APENAS DOIS"
O diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal parecia uma sentença de morte, mas Gabriel Serafim fez da vida uma maravilhosa experiência de superação.

LEIA MAIS
OPORTUNIDADES

VAI TEC 
A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com intermédio da Ade Sampa, selecionará até 25 negócios de regiões menos privilegiadas da cidade para a aceleração de seis meses, com aporte de R$ 45 mil. 
Quando: inscrições até 1º de março

ACELERAÇÃO INOVATIVA
Estão abertas as inscrições para os programas gratuitos do governo InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental. O primeiro selecionará até 200 negócios em fases de validação, operação e tração. Já o segundo, até 80 startups de impacto. 
Quando: inscrições até 03 de março

WORLD CREATIVITY DAY
Interessados em participar do evento como inspiradores, anfitriões e voluntários ganharam mais tempo para se inscrever na celebração global dedicada à exploração e expansão do potencial criativo humano.
Quando: inscrições até 3 de março

STARTUP DAY 
A iniciativa idealizada pelo Sebrae Startups acontece em todos os estados do Brasil e reúne palestrantes e empresas de referência, de maneira voluntária, que desejam oferecer capacitações, oficinas, mentorias, palestras e painéis gratuitos com foco em startups.
Quando: 16 de março

VAGAS NA AMBEV
A companhia está com mais de 800 vagas de emprego abertas em várias regiões e estados do Brasil em áreas como administração, comercial, financeiro, TI, saúde etc. Os interessados podem conferir mais detalhes sobre as oportunidades no site da Catho.

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2024, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário