Nos bastidores e bate papos que acontecem nos maiores eventos de Marketing do Brasil, uma das principais perguntas que os profissionais se fazem é: "quanto vocês investem em publicidade?" (por mês, por ano, tanto faz).
Isso é bem curioso, mas — geralmente — quanto mais você investe, mais experiente você fica em uma habilidade chamada Gestão de Tráfego Pago.
Algumas pessoas chamam isso de investimento em anúncios ou mídias pagas.
E quando você domina essa habilidade, você domina o jogo do marketing digital.
Afinal, se você investe muito, provavelmente você está faturando alto também.
Imagine se você e sua equipe de marketing desenvolvessem essa mesma habilidade e pudessem prever que, para cada Real investido em anúncios, certamente voltariam outros 2, 3 ou 5 Reais.
Nada mal né? Afinal, essa é a mentalidade que temos ensinado a nossos alunos nos últimos anos. A mentalidade do "empresário investidor".
14 milhões de reais: esse foi o valor que eu e meu time investimos em publicidade durante esses últimos anos.
E o que aprendemos com isso?
Que aqueles funis de marketing mirabolantes que você vê por aí, muitas vezes não funcionam. O que funciona mesmo é a consistência diária e uma metodologia.
Estratégias para "hackear" alguma coisa, sempre têm prazo de validade — e o tiro pode sair pela culatra.
E que ferramentas de marketing, no fundo, são apenas ferramentas.
Em meio a isso, algumas empresas estão se afastando cada vez mais do que é essencial em uma estratégia de sucesso.
Nos últimos meses, várias mudanças começaram a acontecer com o marketing no mundo digital.
O ambiente está ficando "lotado" de marcas disputando a atenção do seu cliente — que por sua vez ignora comunicações sem graça e desconectadas do propósito das pessoas.
Repare nisso: a atenção das pessoas se tornou o ativo mais valioso e escasso da internet ultimamente.
Vamos a alguns dados:
— Você tem só 8 segundos para chamar a atenção do(a) seu(sua) cliente (sem ser apelativo ou inconveniente);
— Ele(a) é impactado(a) por cerca de 3 mil mensagens por dia de empresas querendo vender alguma coisa;
— E nesse mesmo campo de batalha, você precisa lutar forte para mostrar que é confiável, que tem um ótimo produto ou serviço, mostrar o valor disso e convencê-los a comprar.
Hoje nós focamos todo o marketing da StartSe em apenas 3 pilares principais que são a base de qualquer ação e estratégia de marketing.
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Um forte abraço,
Marcelo Pimenta — Sócio e CMO da StartSe
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