As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 17.053.700 contaminados e 667.693 mortos no mundo. No Brasil são 2.552.265 contaminados e 90.134 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
NA LINHA DE FRENTE
Em entrevista a VEJA, a médica e pesquisadora brasileira Sue Ann Costa Clemens, especialista em doenças infecciosas e responsável pela inclusão do Brasil no estudo clínico da vacina de Oxford, afirmou que o país se tornou protagonista nos testes. Para ela, a iniciativa mostrou que o Brasil "tem agilidade não só na produção, mas também na negociação" de novos imunizantes. Sue Ann ressaltou ainda que existe "muita chance de uma vacina, talvez até duas, saírem esse ano" e revelou que os resultados parciais do produto de Oxford são promissores e mostram que 90% dos testados teve resposta imune. "Agora precisamos descobrir se essa resposta é capaz de protegê-los."
RÉVEILLON DIFERENTE
Com a baixa possibilidade de realizar o tradicional Réveillon em Copacanaba devido à pandemia, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou a ideia de pulverizar a confraternização de Ano Novo e promover encontros menores em torno dos principais cartões-postais da cidade. A sugestão foi dada após uma reunião com a Riotur, responsável pelo evento, e representantes de bares, restaurantes e hotéis do Rio. Segundo Crivella, haveria shows de luzes e projeções de imagens na Urca, Pão de Açúcar e Cristo Redentor. A proposta, no entanto, ainda está cercada de dúvidas, principalmente para garantir que não haja aglomerações.
AGORA VAI?
Com autorização para funcionarem com até 50% da capacidade, os cinemas de Manaus, capital do Amazonas, poderão reabrir as portas ao público a partir do próximo sábado, 1º de agosto. Esta é a terceira vez que o estado define uma data para a reabertura. Anteriormente, o governo havia anunciado a volta para 6 de julho e, depois, para o fim do mês. Apesar da autorização, a maioria dos cinemas de shopping da capital amazonense anunciaram que não devem abrir ainda, postergando a decisão para setembro. Um dos primeiros estados a sofrer com o novo coronavírus, o Amazonas vem registrando queda no número de infectados e mortos.
DIABETES E COVID
Apesar de ser unanimidade que pessoas com doenças crônicas apresentam maior chance de arquirir as formas graves da Covid-19, ainda persistem dúvidas se indivíduos com diabetes tipo 1, normalmente diagnosticada na infância, também são atingidos por esse risco de complicações. Matéria de VEJA Saúde mostra que um estudo feito na Bélgica indicou que não. A pesquisa concluiu que a taxa de pessoas com diabetes tipo 1 e que pegaram o novo coronavírus e precisaram de internação foi praticamente igual à da população em geral. O estudo, porém, é limitado e ainda não existe uma resposta definitiva.
DESCONFIANÇA MUNDIAL
A Rússia quer ser o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid-19 e promete lançar a imunização ainda em agosto. A comunidade médica mundial, entretanto, manifesta sérias preocupações com a segurança e a efetividade de um imunizante produzido tão rapidamente e desconfia do antídoto russo. Isso porque, até agora, o país não divulgou dados aprofundados sobre os testes, o que eleva os temores de que etapas importantes tenham sido puladas. Críticos do governo temem que os cientistas estejam sendo pressionados pelo Kremlin para ganhar a corrida pela vacina, em uma estratégia de Moscou para se projetar como grande potência.
publicidade
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário