sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
A NOSSA GUERRA
 
O incêndio de dezenas de ônibus e um trem pela bandidagem do Rio, em resposta à morte de um miliciano, é sinal evidente de que a falta de segurança pública passou dos limites e exige imediata reação das autoridades. Conforme mostra capa de VEJA desta semana, a disputa por poder, territórios e influência política se espalhou pelo país e está mais do que provado que velhas práticas não produzem novos resultados. Assim, vamos perdendo a batalha contra a violência nesta guerra interna. Isso significa que já passou da hora de mudar a estratégia de combate.
 
O ESPECTRO DE BOLSONARO
 
Enquanto o ex-presidente enfrenta dificuldades pessoais, setores que o apoiaram e ganharam musculatura durante o seu mandato mantêm protagonismo no governo Lula, mostrando força no Congresso e influenciando ações do Executivo e do Judiciário. Matéria de VEJA mostra como o conservadorismo está cada vez mais consolidado como força política e, pragmático, evita o radicalismo - e até o antigo patrono - para defender seus interesses. Esse distanciamento não ocorre por acaso. Inelegível, Bolsonaro está novamente sendo julgado no TSE por abuso de poder político e econômico no 7 de Setembro. Até o momento, o placar é de 2 a 1 pela condenação. A ação volta a ser analisada na terça-feira.
 
EMBATE INTERNO
 
Em julho, Alexandre de Moraes e sua família se envolveram em um incidente com um grupo de brasileiros no aeroporto de Roma. A Polícia Federal, então, abriu um inquérito e requisitou imagens das câmeras do local. Após analisar os vídeos, houve uma conclusão vaga, o que gerou embate interno no órgão. VEJA mostra que por determinação do diretor-geral da PF, a corregedoria abriu um processo disciplinar para apurar a conduta do perito Willy Hauffe Neto, presidente da Associação de Peritos Criminais Federais. Motivo: a entidade divulgou uma nota questionando o fato de a análise das imagens do aeroporto ter sido realizada por um agente, o que, além de incomum, comprometeria a qualidade e a isenção do trabalho. O que era para ser simples está ficando complicado.
 
ATAQUE POR TERRA
 
Um dia após fazer uma incursão terrestre 'direcionada' no norte da Faixa de Gaza para 'eliminar terroristas' do Hamas, o Exército de Israel voltou a entrar por terra na região controlada pelos terroristas, desta vez nos arredores da Cidade de Gaza. A invasão incluiu tanques e veículos blindados e foi apoiada por aviões e drones, segundo o porta-voz militar. Em um ataque aéreo à região, militares israelenses disseram ter matado três altos comandantes do Hamas. No Brasil, Lula conversou por videoconferência com familiares de brasileiros que estão desaparecidos em Gaza e Israel. Nesta sexta, o Conselho de Segurança da ONU volta a se reunir na tentativa de votar uma resolução sobre o conflito.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário