terça-feira, 31 de outubro de 2023

As principais notícias e análises econômicas do dia

Newsletter de VEJA traz projeções, bastidores e novidades do cenário econômico brasileiro
 
Abril Comunicações
 
 
Notícias e análises da economia e do mundo dos negócios, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.                            Edição:Larissa Quintino
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
MOMENTO DO MERCADO
 
O Ibovespa opera em alta de 0,8%, enquanto o dólar é negociado a R$ 5,05, próximo da estabilidade. Os investidores monitoram o cenário fiscal, repercutindo as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que reiterou o compromisso do governo com a responsabilidade fiscal, embora não tenha confirmado a meta de atingir um déficit zero até 2024. Paralelamente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), emitiu uma nota oficial destacando que o Congresso Nacional se empenhará em aprovar as medidas necessárias para auxiliar o Executivo a alcançar suas metas fiscais. Esses fatores contribuem para um ambiente de otimismo , mas ainda de cautela à espera das decisões dos juros nos Estados Unidos e Brasil, que serão anunciadas amanhã.
 
NOS TRILHOS
 
O editor da coluna Radar Econômico, Victor Irajá, entrevistou Alexandre Pierantoni, diretor-executivo da Kroll para o VEJA Mercado em vídeo desta terça-feira, 31. A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o descumprimento da meta fiscal em 2024 e a reação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, continuam pautando o mercado. O executivo afirmou que o grande temor do investidor está em um abandono da agenda do ministro. "A maior preocupação é sair dos trilhos. Pequenos ajustes fazem parte, mas o déficit zero deveria estar na pauta do ministro Haddad", disse. Para não perder nenhuma edição do programa, siga o canal de VEJA no YouTube e também no Spotify.
 
RECORDE NO MERCADO DE TRABALHO
 
A taxa de desemprego ficou em 7,7% no trimestre encerrado em setembro, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta terça-feira, 31, pelo IBGE. O indicador recuou 0,4 ponto percentual em relação ao período imediatamente anterior e é o menor desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. A Pnad mostra também um recorde na população ocupada no Brasil: no período, havia 99,8 milhões de brasileiros trabalhando, maior número da série histórica da pesquisa, que data de 2012. Segundo o IBGE, o crescimento da população ocupada no período é marcado, principalmente, pela criação de vagas com carteira assinada: foram 587 mil entre julho, agosto e setembro deste ano.
 
ENTREVISTA COM CEO
 
A edição desta semana do programa em vídeo VEJA S/A recebe a presidente da Diageo no Brasil, Paula Lindenberg. A executiva afirma que o mercado brasileiro é estratégico na expansão dos negócios da companhia, dona de marcas como Johnnie Walker e Tanqueray. Apesar da cultura cervejeira do país, a Diageo vê espaço para a penetração maior de destilados em ocasiões além do bar, como churrascos e confraternizações. Por isso, há investimentos em produtos prontos para beber e bebidas para o preparo de coquetéis. Na entrevista ao repórter Diego Gimenes, Lindenberg afirma que a reforma tributária, que prevê a implementação do " imposto do pecado" para produtos prejudiciais à saúde – como bebidas alcoólicas – pode ser uma oportunidade para dar isonomia tributária ao setor de bebidas no Brasil. O VEJA S/A vai ao ar todas às terças-feiras, agora em novo horário, às 12h30, trazendo entrevistas exclusivas com as principais lideranças do Brasil.
 
LEIA MAIS
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, vejamercado@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário