Dieta saudável vai muito além do que você coloca no prato. Os cuidados começam no preparo dos alimentos, com a correta higienização deles e o uso de boas panelas. Um utensílio com revestimento antiaderente, por exemplo, evita a necessidade de colocar muito óleo na comida. Já panelas velhas, corroídas, amassadas ou até mal lavadas podem contaminar os alimentos, transferindo substâncias tóxicas e restos de alimentos carbonizados para sua refeição. Veja dicas para preservar os utensílios em que você cozinha: - Não deixe suja por muito tempo. Evite o contato prolongado da panela com restos alimentos. O sal, por exemplo, prejudica materiais como aço inoxidável e alumínio.
- Lave com esponja macia. Panelas com revestimentos internos de Teflon ou cerâmicos podem ser danificadas pelo uso de esponjas abrasivas. Intactos, esses utensílios não trazem perigo. Mas, quando começam a se soltar, passam para a comida substâncias que podem fazer mal à saúde.
- Troque ao ver sinais de desgastes. A hora de aposentar uma panela depende de vários fatores. No entanto, é hora de deixar o utensílio de lado quando ele estiver amassado, corroído, com depósitos de alimentos que é impossível eliminar ou o revestimento interno descascando, por exemplo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário