segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

AULA ABERTA de Pensamento de Futuros + [case] Como serão as viagens a trabalho no futuro?

Visualizar como página web
 

Uma das formas de tentar tangibilizar nossas especulações de futuros alternativos é através de design fictions (ficções de design).

"Uma prática de design fiction cria essas peças de conversação, com as conversas sendo histórias sobre os tipos de experiências e rituais sociais que podem envolver o objeto projetado.

Objetos de design fiction são totens por meio dos quais uma história maior pode ser contada, imaginada ou expressa."

- Julian Bleecker, fundador do Near Future Laboratory


Aprender a pescar peixes metafóricos é ainda mais importante hoje do que nunca. Se uma organização não desenvolver a capacidade de inovar, mudar e progredir por conta própria, precisará sempre contar com especialistas externos. A constante mudança que estamos vivenciando requer uma abordagem diferente, que acelere a autonomia do design.

 

A partir do desafio "O FUTURO DA VIAGEM A TRABALHO", nossos alunos pesquisaram sinais e tendências e começaram a especular futuros possíveis utilizando o DALL-E 2, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para gerar imagens a partir de textos inseridos.

Confira alguns dos resultados gerados pelos nossos alunos:

COMPANHIA AÉREA
por Cintia, Juan, Lara, Rafael e Rodrigo

Texto: Pintura a óleo de sala cheia de espelhos com diferentes países neles. Na frente deles há um homem segurando uma pasta tentando entrar em um dos espelhos.

PREFEITURA DA CIDADE
por Adélia, Diana, Hellen, Rafaela, Denise e Thais

Texto: Imagem lateral de uma casa de arquitetura orgânica em madeira e vidro na beira de um rio, há quartos sobre o rio e embaixo d'água. Na superfície há um terraço em que pessoas conversam enquanto olham pra projeções holográficas de naves aquáticas sobre o rio.

REDE DE HOTEL
por Daiana, Fabrício, João, Rodrigo, Priscila e Giovana

Texto: Imagem de uma vila ecológica protegida por uma redoma de vidro grande, em uma dia ensolarado na Floresta Amazônica, o ano é 2046. Na vila há pequenas casas de madeira envelhecida com placas solares no telhado, todas são similares. No pátio, em frente às casas, há homens e mulheres sentados ao redor de uma mesa com laptops e grandes fones de ouvido. Um robô humanoide serve a mesa enquanto os homens e mulheres trabalham.

 

Para ativar um futuro, precisamos contar nossas histórias e convidar as pessoas a viverem em nossa nova realidade, entender como as pessoas se sentem estando neste lugar futuro e fazer com que o público se conecte emocionalmente com esse futuro.

Porque a emoção é uma arma poderosa para a mudança.

 

Introdução ao Pensamento de Futuros

Quarta-feira - 01/03 - 19h30 as 21h
Com Beatriz Alcantara - Design Futures Lead

Se você é uma pessoa curiosa e gosta de pensar no futuro, essa é a oportunidade perfeita para expandir seus horizontes e adquirir novas habilidades.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE →

encontre-nos nas redes sociais

nos siga no instagram / linkedin / youtube / escute nosso podcast

Enviado por Echos - Escola Design Thinking

Rua Baluarte, 672 - Vila Olimpia. São Paulo/SP

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário