Para muitas pessoas, o ano só começa depois do Carnaval. Se esse é seu caso e só agora você vai voltar à rotina saudável, vamos dar uma mãozinha. O profissional de educação física e colunista de VivaBem Fernando Guerreiro diz que um dos segredos para mudar hábitos é não ir com muita sede ao pote. "Dê pequenos passos, mas de forma contínua, e deixe o processo fluir naturalmente. Não se cobre demais nem exija demais do seu corpo. A prioridade não deve ser ter resultados rápidos e, sim, saúde." Veja quatro conselhos de Guerreiro para a volta aos treinos: - Não se culpe pelo tempo afastado. A autocondenação por ter deixado os bons hábitos de lado trará um sofrimento desnecessário. Não foque no que já passou e apenas desfrute os benefícios do retorno.
- Respeite seu corpo. Seja cauteloso e diminua a carga do treino. Use pesos que consegue suportar sem se lesionar e evite treinos radicais, que exigem demais do seu corpo.
- Procure um profissional capacitado. Ele vai ajudar a traçar metas realistas e montar um treino condizente com seu condicionamento atual.
- Tenha metas de curto prazo. Não foque só na estética e tenha como objetivo, por exemplo, conseguir exercitar-se pelo menos três vezes por semana. Cumprindo isso, estipule novas metas de resultados (correr "x" minutos ou quilômetros, fazer "x" flexões de braços etc.).
Muitas dessas dicas também podem ser adaptadas para a alimentação. Evite dietas radicais, que são muito restritivas. Não tenha pressa para emagrecer nem foque apenas em metas estéticas (perder peso). Trace como objetivo, por exemplo, comer salada em todas as refeições da semana, tirar o açúcar do café ou resistir à sobremesa do almoço nos dias de trabalho. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário