O diesel sobe, cai o presidente da Petrobras. Agora sai José Mauro Ferreira Coelho (durou só 40 dias no cargo) e entra Caio Mario Paes de Andrade (se for aprovado em assembleia da empresa, mas acionistas dizem que ele não teria a qualificação necessária). O indicado trabalha no Ministério da Economia. .......................... Enquanto isso, o governo planeja criar uma trava para os preços de combustíveis.
****************** PRA FICAR DE OLHO O IBGE divulga às 9h o IPCA-15 (prévia da inflação em maio). ****************** CORRIDA ELEITORAL Doria está fora da eleição presidencial. Anunciou ontem a desistência. Não saiu atirando, mas já prepara a vingança contra Bruno Araújo (presidente do PSDB) e Rodrigo Garcia (que herdou o cargo de governador de São Paulo), diz Tales Faria. Para Ricardo Kotscho, está enterrado de vez o velho PSDB. Alberto Bombig lista os sete erros de Doria que o levaram ao isolamento. Josias de Souza diz que Doria agora prova do veneno que serviu a Alckmin. .......................... Sem Doria, o presidente do PSDB defende "aglutinar" Bivar (União Brasil) e Ciro à terceira via, com candidatura única (por enquanto, Simone Tebet, do MDB), mas parte dos tucanos quer que o partido lance outro candidato. .......................... Na primeira reunião geral de campanha da chapa Lula-Alckmin, o ex-presidente disse que há falhas no uso das redes sociais por seu grupo. No encontro, Lula falou em volta da valorização do salário mínimo e da retomada do papel do estado como indutor do crescimento social e econômico. .......................... Na reunião, Paulinho da Força defendeu que Lula se aproxime do mercado financeiro e do empresariado, para "ganhar as eleições no primeiro turno". ****************** BRASILEIROS INFLUENTES A líder indígena Sonia Guajajara e o pesquisador Tulio de Oliveira (que identificou a variante ômicron do vírus da covid) integram a lista das cem pessoas mais influentes do mundo feita pela revista norte-americana Time.
****************** QUESTÃO INDÍGENA Faz quase seis meses que não têm proteção nem no papel os índios isolados da Terra Indígena Jacareúba-Katawixi, no sul do Amazonas. Sem a portaria de restrição de uso, que a Funai não renovou, aumenta o risco de ação de grileiros contra o território ocupado pelos indígenas.
****************** SEU BOLSO A partir de 1º de junho cai 10% o imposto de importação de arroz, feijão e carne. .......................... Hoje a Receita Federal libera a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. Boa sorte. .......................... Comprou alguma coisa na China, e a entrega atrasou? O que covid, guerra e navios têm a ver com isso?
****************** NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA Na newsletter da Thaís Oyama desta semana, ela segue com o relato da pedagoga trans Ariadne Ribeiro, que conta como foi a fase da pós-cirurgia de readequação sexual e diz que teve a "esperança ilusória" de que o procedimento iria transformá-la. Assine a newsletter e receba toda semana.
****************** NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO Demétrio Vecchioli conta a história da jovem Maria Joaquina, que migrou da patinação artística para a patinação no gelo e aos 14 anos coleciona feitos na modalidade, que pode levá-la às Olimpíadas de Inverno em 2026. A news ainda traz outras notícias da semana e o que movimentará o esporte olímpico brasileiro. Cadastre-se gratuitamente.
****************** NEWSLETTER DE JAMIL CHADE O colunista Jamil Chade estreia newsletter no UOL, que terá a forma de cartas para personalidades. A primeira é dirigida a Joe Biden.
****************** CERCADINHO Começa hoje o julgamento de Bolsonaro no Tribunal dos Povos por crimes contra a humanidade durante a pandemia. .......................... Antes conhecida como Sara Winter, Sara Giromini adotou o nome do marido e agora é Sara Huff. Diz que abandonou a militância política. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário