Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus (eu ouvi um "amém"?!) no Brasil, aumentaram também os relatos de quem experimentou uma reação adversa pós-imunização. Os sintomas descritos mais comuns são febre, dor no local da aplicação, na cabeça e no corpo, além de náusea, vômito, diarreia, fadiga e até coriza. Mas não há motivo para preocupação: reação é totalmente normal e faz parte do processo de funcionamento de qualquer vacina e ocorre também com outros imunizantes —quem tem filho pequeno, por exemplo, sabe que é bastante comum dores pelo corpo e até um pouco de febre após a aplicação. Mas é possível fazer algo para não sofrer tanto durante esse processo? A resposta é sim! Dores pelo corpo e febre podem ser controladas com analgésicos e antitérmicos, enquanto a dor local pode ser aliviada com aplicação de compressa gelada. Já náuseas e vômitos podem ser amenizados com o uso de medicamentos para enjoo —mas é importante procurar orientação médica nesses casos, especialmente se os sintomas durarem por mais de 48 horas, o que pode indicar a presença de outras doenças. E se você é daqueles que está pensando em escolher vacina para não passar por isso, lembre-se da sábia filosofia da internet: vacina boa é vacina no braço. Todas as vacinas são seguras e eficazes e, quanto antes recebermos a nossa dose, antes sairemos juntos dessa pandemia. Não deixe de tomar quando chegar a sua vez!

|
Nenhum comentário:
Postar um comentário