As agências de publicidade brasileiras já conquistaram 58 troféus na edição deste ano do Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade do mundo. O evento online começou na segunda-feira (21) e termina hoje. Até a noite de quinta-feira (24), a organização do festival havia anunciado os vencedores dos leões em 24 das 28 categorias —ainda faltavam os vencedores em "Film", "Titanium", "Glass" e "Sustainable Development". Não há um número total de troféus predefinido: eles variam conforme a quantidade de peças inscritas a cada ano, dentre outros fatores. A edição anterior, em 2019, somou 932 prêmios. Até o momento, as agências brasileiras mais premiadas são Africa (18 troféus), AKQA (11 troféus), VMLY&R (6 troféus) e AlmapBBDO (5 troféus). Os vencedores em todas as categorias podem ser encontrados no site do festival. O total de leões brasileiros este ano ainda está bem distante do recorde do país outras edições: em 2014, o Brasil fechou o evento com 116 troféus. Em 2019, o país conquistou 85 leões. No ano passado, não houve premiação por causa da pandemia. Prêmios máximos em "Entertainment"Entre os 58 troféus já confirmados, dois são destaques: os Grand Prix (prêmios máximos) das categorias "Entertainment for Music" e "Entertainment for Sports". Na primeira, o troféu foi para a ação "Parada no Feed", criada pela agência Gut para o Mercado Livre. A campanha convidava as pessoas a participarem da Parada LGBTQIA+ de forma virtual, uma vez que o evento do ano passado foi cancelado por causa do avanço da pandemia de covid-19. Com 279 fotos, o perfil @ParadanoFeed reproduziu toda a avenida Paulista no Instagram. O objetivo era que as pessoas se marcassem nas fotos dos lugares que costumam frequentar. O outro GP foi para o case "Salla 2032", criado pela agência brasileira Africa para a House of Lapland, órgão que promove a região da Lapônia, no extremo norte da Finlândia, como destino de viagens e negócios. A ação de marketing apresentou uma campanha para que a pequena cidade finlandesa de Salla sediasse os Jogos Olímpicos de Verão de 2032. A ação remete ao fato de que a cidade sofre duramente com as consequências das mudanças climáticas no Círculo Polar Ártico. Expectativa pelo 3º GPHá a expectativa de que mais um Grand Prix venha para o Brasil: a ação "Eu Sou", criada pela agência VMLY&R para o Starbucks Brasil, pode ganhar o prêmio máximo na categoria "Glass", que premia campanhas que promovem "mudanças e soluções de impacto social" por meio da criatividade. Na iniciativa, a empresa se propôs a auxiliar na mudança de nomes de colaboradores transgênero de sua rede de cafeterias, com o apoio das ONGs Casa 1 e Casa Florescer. As pessoas interessadas no processo puderam dar início à mudança de seus nomes por meio da retificação e emissão de uma nova certidão de nascimento, com suporte jurídico, legal e psicológico da empresa, que cobriu todos os custos envolvidos no processo. Se o troféu for confirmado, será a primeira vez que o Brasil ficará com três GPs no festival.
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