quatro minutos minutinhos pra encontrar a sua galera.
"O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade." ~ Albert Einstein
l, você já encontrou a sua galera?
Galera é o nome que a gente dá aqui na Nave pro nosso público-alvo.
Pode ser aquela galera mais hipster e descolada ou um pessoal mais conservador e tradicional, mas a verdade é a seguinte: todo negócio criativo tem uma galera pra chamar de sua.
Encontrar essas pessoas certas ajuda o nosso negócio a se posicionar melhor e trazer pra juntinho quem se identifica com a gente... Te deixei com vontade de encontrar sua galera né? Calma aí que a gente vai te ajudar!
A primeira coisa é entender que nem todo produto do seu negócio vai atingir a mesma galera, cada produto pode ter um público diferente, é assim mesmo. Sempre que for pensar quem é sua galera, pensa também em qual produto você quer vender. Isso vai facilitar muito esse trabalho.
Um jeito legal de conhecer essa galera é desenhando uma pessoa que representa todo mundo que você quer impactar. Sim, eu sei que agora você tá se perguntando:
"Mas Vic, cada pessoa é única, como eu faço isso?"
Sim… Cada pessoa é única, mas todos nós temos pontos em comum. E é exatamente isso que nos conecta.
Então pensa ai, quais são as semelhanças entre todas as pessoas pra quem você já vendeu? Isso vai te ajudar a criar uma persona pra representar todas elas, e ela será "um resumo" da sua galera! Você vai pensar nela toda vez que for vender o seu serviço.
Começa escolhendo um nome legal, eu sempre uso NOME + ADJETIVO QUE COMEÇA COM A MESMA LETRA DO NOME! Exemplo, se eu to vendendo um produto pra pessoas que são tímidas, o nome da minha persona poderia ser Tânia Tímida. (o processo fica muito mais divertido assim, eu juro!).
É legal você escolher uma foto pra representar essa pessoa, torna o processo mais humano e criativo, mas é melhor não usar uma foto de alguém que você conhece porque estamos buscando pontos em comum entre várias pessoas, lembra?
E por fim, olha esse nome e essa foto e descreve essa pessoa a partir dessas perguntas que vou te deixar aqui:
Qual a idade média dos seus clientes?
Quais as suas músicas favoritas?
O que eles gostam de ver nas redes sociais?
Quais as redes que mais usam?
Por qual motivo compraram de você?
Quais gírias que essas pessoas usam?
Essas perguntas são muito simples e mais poderosas do que parecem!
AGORA VEM A DICA DE OURO (tcharam)!
Se você tá criando um projeto novo, o melhor jeito pra encontrar sua galera é botar esse seu trabalho no mundão. A gente só tem uma ideia de quem é nossa galera quando põem a mão na massa, porque é bem comum a gente impactar outras pessoas e construir uma turma nova no meio do caminho.
Por isso que encontrar a sua galera não é só um exercício pra começar seu negócio e esquecer pra sempre. A sua galera se transforma junto do seu negócio e entender essas transformações faz parte do processo. É uma roda que tá sempre girando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário