Segundo o Ministério Público, está em curso um plano para resgatar da prisão o chefe do PCC, Marco Willians Herbas Machado, o Marcola, envolvendo quadrilhas especializadas em roubos a banco. Marcola tirou do próprio bolso R$ 60 milhões para bancar a operação, frustrada duas vezes pela Polícia Federal, que em agosto do ano passado impediu uma tentativa de tirá-lo da prisão e na quarta desmontou um atentado contra o ex-ministro Sergio Moro. Antes, a facção pensou em atacar Moro no dia do segundo turno da eleição. Leia mais sobre o plano adiante. ****************** GREVE NO METRÔ DE SÃO PAULO Os metroviários decidiram manter a paralisação. As linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha devem operar parcialmente. O monotrilho não vai funcionar. ****************** MORO NA MIRA Lula chamou de "armação de Moro" o surgimento do nome do senador no plano do PCC frustrado pela Polícia Federal (mas não é o que mostra o detalhamento da operação da corporação, divulgado depois que a Justiça suspendeu o sigilo do caso). Moro rebateu: "Se algo acontecer com minha família, a responsabilidade é desse presidente. Josias de Souza compara a língua de Lula a um pêndulo desgovernado. .......................... Segundo a PF, o PCC tinha acesso ao programa de inteligência e monitoramento por câmeras do governo de São Paulo. ****************** COMANDO VERMELHO Operação da polícia no Complexo do Salgueiro, no Rio, provocou 13 mortes, incluindo a do acusado de chefiar o Comando Vermelho no Pará. ****************** TERROR NO RIO GRANDE DO NORTE Comitê do Rio Grande do Norte alertou autoridades em 2021 sobre possível crise de segurança, provocada por violações de direitos humanos e tortura em presídios. ****************** ATOS GOLPISTAS A Polícia Federal apontou risco de fuga para prender um dos líderes de acampamento golpista no Distrito Federal, o major da reserva da PM do Distrito Federal Cláudio Mendes do Santos. Além de ter desaparecido de seu endereço conhecido desde janeiro, ele pediu um novo passaporte no dia 13 de março.
****************** CERCADINHO Bolsonaro disse que chega ao Brasil na quinta da semana que vem, dia 30. ****************** SOB NOVA DIREÇÃO Ativistas de direitos humanos e dissidentes chineses cobram que Lula use sua viagem a Pequim para falar das violações de direitos humanos na China. Não deve rolar. Quem conta é Jamil Chade. .......................... A PF quer dinheiro do Fundo Amazônia para combater garimpo ilegal, desmatamento e outros crimes ambientais. .......................... O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apresentou sua proposta para uma nova lei sobre impeachments. Uma das novidades é o prazo de 30 dias para análise preliminar dos pedidos. ****************** JUROS DA DISCÓRDIA Mariana Londres revela que o senador Cid Gomes vai questionar o presidente do Banco Central sobre o "Samba", modelo de análise usado na definição dos juros. .......................... Depois de o Banco Central ter mantido a taxa básica de juros em 13,75% ao ano - e de Lula ter criticado a decisão - a Bolsa caiu mais de 2% e fechou ao menor nível desde julho do ano passado.
****************** SEU BOLSO Ovos de Páscoa de marcas famosas estão até 35% mais caros que no ano passado. ****************** NA NEWSLETTER NA SUA TELA A estreia de John Wick 4: Baba Yaga leva o boletim a destacar a carreira de Keanu Reeves, com seus altos (como Matrix) e baixos (Constantine, por exemplo). A newsletter sai toda quinta. Para receber, cadastre-se. ****************** NA NEWSLETTER OLHAR APURADO Colunistas do UOL analisam diariamente os principais temas do noticiário. O destaque na edição de ontem foi a declaração de Lula sobre o plano do PCC de um atentado contra o ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Inscreva-se para receber o boletim. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário