A Tesla pode até ser a fabricante mais famosa, mas quem mais produz e utiliza carros elétricos (EV, na sigla em inglês) no planeta são os chineses. Esse é o tema nesta semana da coluna de Felipe Zmoginski, em Tilt. A maior fabricante mundial de EVs é a chinesa BYD. Em 2022, a empresa vendeu 640 mil unidades de carros leves, só no primeiro semestre do ano. A Tesla ficou bem atrás, com 400 mil unidades comercializadas —e muitas delas para o mercado chinês. Os dados são da EV-Volumes, consultoria europeia que consolida dados deste mercado. Ainda segundo a EV-Volumes, ao longo do último ano, os chineses produziram 6,7 milhões de veículos totalmente elétricos. O número é precisamente 1,8 vezes maior que a soma dos 2,6 milhões de EVs feitos na América do Norte com 1,1 milhão montado na União Europeia. Na China, mais de 20% da frota nacional é elétrica, o que representa 59% de todo o mercado mundial de EVs. Ou seja: a cada 10 carros elétricos rodando no mundo, 6 o fazem em ruas e estradas da China. Os demais 4, em qualquer outra parte do mundo. Além da BYD, marcas como Li Auto, Xpeng, Changan e Great Wall Motors disputam a preferência do consumidor doméstico chinês. A redução da poluição atmosférica já é percebida em Pequim. Mais do que uma estratégia para liderar o mercado mundial de carros elétricos, a China aposta nesta matriz de mobilidade para reduzir sua dependência de petróleo. Atualmente, o país é o segundo maior consumidor do mundo, respondendo por 15% de toda demanda global pelo óleo. **** CONFIRA TAMBÉM UOL CARROS DO FUTURO Toda quarta-feira, a newsletter UOL Carros do Futuro traz tendências e debates sobre as novas tecnologias da indústria automobilística. Nesta semana, a newsletter fala sobre um para-brisa tecnológico que deve aparecer no mercado no ano que vem. Quer se cadastrar e receber o boletim semanal? Clique aqui. |
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