O Tribunal de Contas da União aceitou pedido da Câmara e vai investigar os gastos de Bolsonaro no cartão corporativo. A fiscalização abrange a Secretaria-Geral da Presidência da República, o gabinete pessoal do presidente e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no período de agosto a outubro do ano passado, época de campanha eleitoral. A média de despesas nesses meses foi 108% superior à média do ano anterior. ****************** CAÇA AO OURO A Polícia Federal foi atrás de suspeitos de participar de um esquema de contrabando de ouro extraído em garimpos ilegais na Amazônia. Prendeu dois, e a Justiça bloqueou R$ 2 bilhões dos investigados, que emitiam notas fiscais falsas para "esquentar" o minério. .......................... A leniência de Bolsonaro, diz José Roberto de Toledo, entregou o ouro brasileiro para bandidos e estrangeiros.
****************** RASGANDO DINHEIRO É de pelo menos R$ 1,3 bilhão (é, bilhão mesmo) o valor em multas aplicadas pelo Ibama que prescreveram sem ser pagas.
****************** GUERRA DOS JUROS Aliados recomendaram a Lula parar de bater na taxa de juros, no Banco Central e no presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Aparentemente, funcionou. Lula mudou de assunto em seus discursos e declarações públicas. ****************** ADEUS ÀS ARMAS Gilmar Mendes mandou suspender todo os processos e tornar sem efeito decisões já tomadas contra o decreto de Lula que restringe o acesso a armas e munição. ****************** SOB NOVA DIREÇÃO Quer saber se Bolsonaro tomou vacina contra covid? O cartão de vacinação do ex-presidente é um dos 234 casos de sigilo imposto em seu governo que serão derrubados nas próximas semanas pela Controladoria-Geral da União. .......................... Aconselhado por Simone Tebet e Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que vai antecipar para março a apresentação da proposta de um novo marco fiscal. .......................... Jamil Chade ouviu do chefe do Itamaraty, Mauro Vieira, sobre a invasão da Ucrânia: "Nós não estamos tomando partido de forma alguma". .......................... O governo prepara um mutirão para reduzir a fila de espera do INSS, segundo o ministro Carlos Lupi (Previdência). Começa pelo Nordeste, em março. .......................... O NÚMERO 40% É o aumento médio que Lula deve anunciar hoje para as bolsas de pós-graduação, congeladas desde 2013. ****************** CERCADINHO "Ordem de prisão pode vir do nada", foi o que Bolsonaro disse ao jornal norte-americano The Wall Street Journal. Foi extremamente modesto ao falar em "nada", avalia Leonardo Sakamoto, listando corrupção, genocídio e golpe. .......................... O medo de Bolsonaro não é ficar inelegível, diz Alberto Bombig. É ser preso. Mas ministros do STF e do STJ dizem que o ex-presidente deve ficar inelegível, mas não ser preso, .......................... O PL quer Michelle Bolsonaro viajando pelo Brasil ao lado de Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente em 2022. A ideia é que prepare o terreno para o lançamento de candidaturas a prefeito em 2024. O salário da ex-primeira-dama depende de desbloqueio pelo STF de recursos do partido. ****************** NA NEWSLETTER CARROS DO FUTURO A corrida pelos táxis autônomos, com a Amazon agora na dianteira, é o destaque do boletim desta semana. Sai toda quarta. Para receber, cadastre-se. ****************** NA NEWSLETTER TODOS A BORDO A edição desta semana é sob medida para fãs da aviação militar e da Segunda Guerra Mundial: fala sobre os bombardeiros norte-americanos que lançaram bombas atômicas no Japão. Inscreva-se para receber o boletim toda quarta. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário