O tempero asiático que se transformou em "arma" da medicina
Será que você tem em casa?
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Você está na mira destas 19 doenças? Confira aqui
Câncer, Alzheimer, Diabetes, Hipertensão, Artrite e outras 14 doenças têm um ÚNICO Gatilho Oculto. Isto é… uma única causa que fabrica 19 problemas de saúde secretamente no seu corpo. A boa notícia? Cientistas norte-americanos finalmente descobriram uma forma capaz de desligar esse gatilho. Clique aqui para saber como desligar o Gatilho Oculto de 19 doenças crônicas.
Qual é o tempero asiático que se transformou em ferramenta contra enxaqueca e inflamações
Usado há anos pela medicina chinesa, essa planta poderosa ganhou uma série de estudos científicos que comprovam sua eficácia
Por Caroline Tamassia
Certamente, você já comeu ou, pelo menos, ouviu falar de alguma receita feita com essa planta do mediterrâneo que pertence à família do gengibre.
Presente em pratos como risotos, paellas e frango caipira, ela é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia ou cúrcuma. Versátil tanto na nomenclatura quanto nos preparos culinários, uma das versões mais potentes dela ainda tem poder anti-inflamatório.
Por causa dessa característica, a cúrcuma é utilizada na Ásia na medicina ayurvédica e chinesa há milhares de anos.
No Ocidente, estudos científicos já atestaram inúmeras vezes suas propriedades farmacológicas. Presente na cúrcuma, a curcumina é o componente com atuação antioxidante, anti-inflamatória e antibactericida que pode ajudar no tratamento de doenças crônicas.
Um artigo publicado na revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition destacou que a substância tem efeito benéfico para tratar doenças de pele como dermatites e psoríase. Mas também pode ser eficiente para outros tratamentos como:
alguns tipos de câncer, como aqueles que atacam o pâncreas, a mama e a próstata;
diabetes;
asma;
doenças cardiovasculares;
doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e esclerose múltipla.
O texto publicado pela revista reforça o fato de que a cúrcuma é natural e segura, podendo ser empregada como prevenção e tratamento de enfermidades.
Médico prescreve cúrcuma há 20 anos
A prescrição do extrato da cúrcuma, a curcumina, faz parte da rotina médica do Dr. Carlos Schlischka há 20 anos. Especialista em acupuntura e medicina do trabalho, ele prescreve a substância para praticamente todos os pacientes.
“A pessoa, quando chega ao consultório, já está doente. A maioria sofre de síndrome metabólica, pré-diabetes. Cem por cento delas já estão em um estado de inflamação em que a curcumina é indicada. Elas fazem uso contínuo da substância, variando a dose de paciente para paciente, e o resultado é muito bom. Quando chegamos a um patamar desejado, utilizamos apenas doses de manutenção.” explica o Dr. Carlos Schlischka.
As contraindicações do uso da curcumina, explica o médico, são para pessoas que tomam remédios anticoagulantes ou que estejam com as vias biliares bloqueadas por cálculos. Grávidas e mulheres que amamentam também devem evitar o consumo do extrato.
Um estudo publicado pela Revista Journal of Medical Food analisou o impacto da curcumina em pacientes que sofriam de artrite reumatoide. Uma parte das pessoas ingeriu 250 mg de curcumina duas vezes ao dia por três meses, outra consumiu 500 mg diárias da substância durante o mesmo período e uma terceira recebeu placebo.
Os dois grupos que utilizaram a curcumina apresentaram mudanças significativas nos sintomas da doença na comparação com as pessoas que ingeriram o placebo. As duas doses dos produtos foram bem toleradas e não geraram efeitos colaterais.
A pedagoga Erika Nunes Freire sofre de enxaqueca e encontrou alívio para as crises por meio das cápsulas de cúrcuma. “Duas pessoas que eu conhecia usavam. Até que fui a uma nutróloga que me receitou”, diz.
“Minhas crises aliviaram muito. Não faço uso contínuo, mas, se percebo que vou ter uma crise, eu tomo e, muitas vezes, a dor não chega a se manifestar", completa a pedagoga.
Cúrcuma só para doentes?
Se a curcumina funciona bem para pessoas que já sofrem de certos tipos de doenças, apostar na cúrcuma como tempero da comida é uma ótima pedida para investir em uma alimentação que fortalece o sistema imunológico e atue na promoção da saúde.
O Dr. Carlos Schlischka destaca algumas formas em que a cúrcuma pode ser melhor aproveitada na alimentação: “É importante atentar para o fato de que, como tempero, a cúrcuma é mais bem absorvida pelo corpo na presença de óleos, como azeite de oliva e óleo de coco. A absorção também é melhor quando combinada com a pimenta preta”.
A suplementação da cúrcuma é uma excelente opção para quem quer ter doses maiores e mais concentradas.
Como obter cúrcuma mais facilmente?
Pensando nisso, o Vitaminas.com.vc desenvolveu o Cúrcuma Power, um suplemento com 600 mg de cúrcuma, somado à piperina, substância presente na pimenta preta.
Em sinergia, os dois nutrientes podem auxiliar na prevenção e no combate de inflamações crônicas que ocorrem no organismo e que podem provocar doenças.
Fisiologista Revela Como Ter Força Muscular Sem Exercícios
O Dr Turíbio Leite de Barros é conhecido por ajudar atletas famosos a se recuperarem de lesões musculares. Mas agora ele quer mostrar para você uma nova descoberta que tem ajudado pessoas acima dos 60 anos a recuperarem força muscular… Mesmo sem exercícios físicos. Por isso, se você já teve dificuldades para levantar sozinho do sofá ou da cama… Se carregar suas compras fica cada dia mais difícil… E se já sentiu desequilíbrio e teve medo de cair Você precisa clicar aqui e assistir a esse curto vídeo.
Por favor, não responda esse email. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email contato@jolivi.com.br.
Rua Gomes de Carvalho, 1507, 8º andar, Bloco B - Edifício Tenerife - Vila Olímpia - São Paulo - SP CEP: 04547-005
Estamos enviando este email porque você é assinante Jolivi. Se preferir não receber novas recomendações de saúde, acesse nossa Central de Preferências para cancelar o recebimento ou escolher quais newsletters deseja receber.
Esta mensagem foi enviada para canaltutodroid.nega@blogger.com como parte da assinatura gratuita do conteúdo Jolivi.
As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário