quinta-feira, 2 de julho de 2020

Growthaholics #201 - Comitês de Inovação, Zuckerberg cancelado e muito mais

O melhor conteúdo da semana sobre inovação e empreendedorismo.


Olá l, tudo bem por aí?

Semana já começou movimentada: Mark Zuckerberg cancelado, Jeff Bezos apostando em um novo negócio e um novo investimento da ACE!

Vem comigo pra saber mais!

Toda empresa precisa ter um comitê de inovação?

Vamos lá entender como é formado, qual a função de um Comitê de Inovação, e se essa estratégia serve para todas as empresas. O debate acontece junto aos meus colegas e coworkers Victor Navarrete, CEO da ACE Cortex, e Rubens Aguiar, Key Account Manager na ACE. Aperte o play e vem saber mais sobre o tema com a gente!
Destaques da Semana
#Hit the road, Jeff
Que o céu é o limite para Jeff Bezos, nós já sabemos. A Amazon está sempre se reinventando e inovando para manter sua lucratividade no mercado. Agora, além de ser uma gigante no varejo, a empresa comprou recentemente uma startup de carros autônomos, a Zoox. Pois é, mais um player entrando nessa corrida.

O deal foi fechado em US$ 1.2 bilhões e a ideia de Bezos é competir diretamente com empresas como Alphabet, Uber, Tesla, GM e Ford, que já atuam no mercado. Além de enfrentar os concorrentes, a frota seria utilizada também para suprir as demandas internas da Amazon nas entregas.

A startup irá operar em um modelo standalone dentro da empresa, ou seja, como uma unidade "autônoma". Jogada esperta de Bezos, pois um dos maiores benefícios de uma startup é sua agilidade - e isso será mantido.

#Mark cancelado
Se não tá fácil para nós, também não está para Mark Zuckerberg - claro que em suas devidas proporções.

O CEO do Facebook perdeu cerca de R$ 39 bilhões (de sua fortuna pessoal) com o boicote de grandes empresas, como Unilever e Coca-Cola. Elas anunciaram, essa semana, que ficariam sem anunciar na plataforma (Facebook e Instagram Ads)  até - no mínimo - o final deste ano.


Desde então, mais e mais empresas têm se juntado ao movimento de boicotar a verba de anúncios na rede social. Esse impacto já causou uma perda de US$ 56 bilhões (R$ 306,8 bilhões) do valor de mercado da empresa.

A iniciativa das gigantes visa estabelecer uma maior fiscalização aos discursos de ódio e desinformação, que são disseminados diariamente nas redes sociais. O nome dado ao movimento é "Stop the Hate for Profit" e está sendo apoiado pelos maiores grupos de direitos civis dos EUA - o Anti-Defamation League e o NAACP.

"Continuar anunciando nessas plataformas neste momento não acrescentaria valor às pessoas e à sociedade", declarou Luis Di Como, VP Executivo de Mídia Global da Unilever.

#Espelho, espelho meu...
Só quem assistiu Branca de Neve, e os Sete Anões sabe o que é querer ter um espelho mágico e falante. Mas esse sonho não parece mais tão distante. A startup Mirror é a criadora de um gadget, no mínimo, inusitado: um espelho interativo.

Nele, você encontra uma infinidade de treinos, com acompanhamento e mais um mundo de possibilidades de personalização. Agora me diz, o que combina mais com um espelho/personal-trainer do que roupas de ginástica?

Pois é, a empresa Lululemon que atua no segmento de moda fitness e faz um belo sucesso entre adeptos de pilates e jogging, comprou a startup recentemente por US$ 500 milhões. Mais uma que irá atuar em um modelo standalone. Há quem diga que o Mirror será o novo iPhone. O que vocês acham? Comprariam um?

#Show must go on - but not now
Já comentei por aqui, em algumas edições passadas, que um dos setores mais impactados com a crise foi o de entretenimento. Há exatos três meses, o grandioso Cirque du Soleil dispensou cerca de 95% de sua força de trabalho, e, recentemente, entrou com um pedido de Recuperação Judicial no Canadá.

Para quem não sabe, um pedido de Recuperação Judicial não é indicação de falência da empresa - que por sinal deve cerca de US$ 900 milhões a diversos credores. Mas, uma forma de ganhar um pouco mais de tempo de renegociação de dívidas a fim de reestruturar o negócio, para que ele possa voltar a funcionar.

Outro grande ícone do entretenimento, a Broadway League, estendeu o fechamento dos teatros e espetáculos até janeiro do ano que vem. Ano passado, 65% da receita de US$ 1.8 bilhões da Broadway vieram de turistas. Com a pandemia, essa receita ficou congelada, quase inexistente esse ano.

Algumas peças foram mais além e testaram exibições por streaming, e uma delas - Hamilton - virou filme e estréia no catálogo da Disney+.

#Curtinhas
Últimos dias para o Ace Innovation Survey

A cada ano, nós da ACE rodamos uma pesquisa a fim de entender como as principais empresas do mercado estão se comportando frente à inovação. Esse ano não seria diferente - ainda mais com tudo o que aconteceu. Estamos nos últimos dias, então responda à pesquisa no link abaixo, e faça história com a gente! Você também pode acessar o report do ano passado, por aqui.
Investimentos não param!

A gaúcha Deskfy, startup de marketing de gestão de marcas, recebeu na última semana um aporte de R$ 1,3 milhão liderado por nós da ACE, com participação do presidente da Rock Content, Diego Gomes. Somente este ano, investimos mais de R$ 2 milhões em startups. Quer saber mais sobre nosso processo, acesse aqui. E se quiser desenvolver sua startup e prepará-la para rodadas de funding, a plataforma Growthaholics for Startups tem muito conteúdo para te ajudar nessa!
Uma análise sobre o ecossistema

Não faz muito tempo, tivemos um episódio do podcast Growthaholics, no qual falamos um pouco sobre os principais ecossistemas empreendedores do mundo - se você não ouviu, pode escutar por aqui! Nessa semana, saiu um report da Genome com um ranking e análise dos 30 principais ecossistemas do mundo. Destaque para São Paulo, estreante na lista e único ecossistema da América Latina a ganhar destaque. Vale a pena ler na íntegra.
Sede (e fome) para se consolidar

A Uber, após ter sua proposta de compra negada pela GrubHub, não desiste em se consolidar no mercado. Essa semana, a empresa fez uma proposta de compra à Postmates, empresa que atua com delivery de comidas nos EUA. A proposta, segundo fontes, foi de US$ 2.6 bilhões.
O mundo é dos Tik Tokers

E a rede social chinesa, Tik Tok, realmente não está para brincadeira. Recentemente, a empresa anunciou sua versão do aplicativo "for Business", que servirá como uma solução para as marcas que hoje têm conta na rede social. Nela, as marcas poderão ter acesso a formatos de anúncios e possibilidade de marcar produtos, por exemplo. Como nem tudo pode ser perfeito, o app foi banido na Índia, inclusive, com acusações de roubos e vazamentos de dados de usuários.
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Grande abraço,




Pedro Waengertner
CEO da ACE


 
 
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