quinta-feira, 14 de maio de 2020

Growthaholics #194 - Especial Série O Novo Normal: Como encarar a crise?

 
Aproveite o conteúdo. Veja este email no seu navegador
 
 
l, 

Como vai?


Eu já estou morrendo de saudades de trabalhar no escritório, e você? Sua empresa já tem alguma perspectiva de volta?


Hoje vamos falar como as big techs estão organizando os retornos de seus colaboradores para os escritórios, do poder do delivery - e de como a Uber tem identificado novas oportunidades no mercado, e da importância de cuidarmos da nossa saúde mental nesse período.


Semana passada começamos a série de webinars que preparamos para falar sobre o Novo Normal. Reunimos grandes líderes e CEOs de empresas para compartilharem conosco seus principais aprendizados e quais estratégias estão adotando neste período de reinvenção no mercado. Hoje o nosso bate papo acontece com Claudia Elisa, ex CEO da Fnac e Board Member do IBGC, da Even e Grupo GS.

Confira aqui a programação completa e inscreva-se para participar!

 

No podcast de hoje, converso com Pedro Englert, CEO da StartSe e Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser. Já pega papel e caneta, porque o debate promete muitos insights!  


Ouça agora, na sua plataforma preferida!

 
 
Especial Série: O Novo Normal: Como encarar a crise?

Líderes e empreendedores sabem muito bem das dificuldades em tomar decisões estratégicas de peso, que podem salvar o negócio, em tempos incertos. Hoje venho conversar com dois empreendedores que admiro muito, Pedro Englert, CEO da StartSe e Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser.

Falamos muito sobre como encarar a crise, e principalmente, como ter força e foco para sair dela. 


 
 

#Hasta la vista, office... 


confused michael scott GIF


Essa semana, tivemos algumas das maiores big techs se posicionando a respeito do final - ou não - do home office. Para os que se adaptaram ao modelo de trabalho, boa notícia. Aos que não, vai ser preciso um pouco mais de paciência.

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, anunciou essa semana aos colaboradores que a empresa irá permitir que praticamente todos trabalhem de forma remota. Para sempre. Dorsey disse que já existiam planos em deixar os colaboradores da empresa de forma mais "distribuída", antes mesmo do surto do coronavírus. Com a situação atual, essa ação acabou sendo adiantada.

Além do Twitter, o Google também se pronunciou a respeito do retorno às atividades nos escritórios. A maioria dos Googlers só devem encerrar o trabalho remoto em 2021. Antes disso, nada de escritório - saudades de andar de patinete no campus, né minha filha?

Para o pessoal do Facebook, o retorno será próximo. A empresa disse que está esperando voltar ao escritório após o feriado de 4 de julho. A princípio, a volta contempla colaboradores que necessitem, devido ao cargo e função, estar presentes no escritório.

Para as empresas que retornam aos escritórios, tudo será diferente. Os colaboradores devem trabalhar em dias alternados, além de vários esforços das empresas para manter o distanciamento social entre as pessoas.

#Viva o Delivery!

delivery package GIF

Acredito que nunca pedimos tanta comida, como agora. E vendo o potencial desse negócio, essa semana, a Uber fez uma oferta para adquirir a empresa Grubhub, principal rival do Uber Eats nos Estados Unidos.

Vendo sua demanda despencar em 80% por conta do coronavírus, a empresa está apostando todas as suas fichas em outras segmentações de serviços, que não o transporte de pessoas.

Ainda essa semana a Uber também lançou um novo serviço no Brasil, para entrega de objetos/mercadorias. O Uber Flash. A intenção é oferecer uma alternativa de entregas sem contato ou deslocamento de pessoas.

Em paralelo a todo esse movimento, vemos também a Uber liderando uma rodada de investimentos, junto com grandes nomes como a Alphabet e Bain Capital, de US$ 170 milhões na empresa de micromobilidade Lime.

#Aprendendo a nos cuidar


 health GIF


Uma coisa é certa, você não é a única pessoa que tem sentindo ansiedade nesses últimos meses. Quando somos expostos a novas e incertas circunstâncias, como uma pandemia mundial, é normal que o sentimento tome conta de nós.

Plataformas como o Zoom e o Slack têm facilitado muito a nossa comunicação e trabalho. Mas por outro lado, temos nos sentido mais exaustos do que nunca. Antes, as plataformas de videoconferência eram um "plus" em nossa rotina. Hoje, passamos a maioria do nosso tempo conectados nelas.

No início dessa nova rotina, essas ferramentas foram muito úteis, pois simulam muito bem o ambiente de trabalho. Trazendo até, uma certa normalidade. Mas ao passar do tempo, interagir diariamente com pessoas por meio de uma tela, faz com que o nosso cérebro tenha que trabalhar muito mais. Por isso a nossa exaustão.

Pensando nessa exaustão que estamos sentindo, muitas instituições de ensino, como Yale em parceria com o Coursera, têm disponibilizado cursos com temas relacionados ao bem estar e inteligência emocional, indo por uma linha de psicologia positiva. Prometendo nos tornar mais resilientes e positivos em tempos de incerteza. Vale dar uma conferida!


#Houston, we have a... solution?


 gamers cereal and milk GIF


O Fortnite informou recentemente que ultrapassou a marca de 350 milhões de usuários registrados na plataforma, somando mais de 3.2 bilhões (isso mesmo, bilhões) de horas gastas no jogo em abril.
Grande parte do seu massivo sucesso é dedicado às turnês virtuais que têm acontecido, a mais recente, do rapper Travis Scott onde mais de 12.3 milhões de pessoas se conectaram para participar da experiência.

O Fortnite desenvolveu um ambiente virtual - metaverso - chamado de Party Royale, onde o jogo não apresenta armas. O objetivo é criar um ambiente onde os usuários possam se divertir com seus amigos. Por um lado, a iniciativa e adaptabilidade tanto do Fortnite como dos artistas é fascinante. Por outro, as horas que os jovens passam imersos na plataforma é preocupante, não?

E para os que já estão sentindo falta das aglomerações em shows e eventos presenciais, me digam: Vocês usariam uma roupa, quase que de astronauta, colorida, para não perder os eventos?

Pois essa é a nova aposta da Production Club, um estúdio de design de Los Angeles. Eles elaboraram uma roupa específica para você poder continuar indo aos eventos/shows, e ainda te proteger do vírus. Será que essa moda pega? 

 
 

#Curtinhas

  • O poder do boca a boca Já pensou que o seu cliente pode ser o seu melhor vendedor? A BuzzLead, startup investida pela ACE que ajuda as empresas a implementar programas de indicação, está realizando a Semana das Vendas por Indicação, um evento online e gratuito pra ensinar empresas a criar o seu próprio programa de indicação. O evento vai acontecer entre os dias 18 e 22/05 e as inscrições podem ser feitas no site.

  • Mickey, we've missed you A Disneylândia de Shangai voltou a abrir, após estar fechada desde o final de janeiro. Vários ajustes foram feitos no parque para que os visitantes voltem a frequentá-lo, minimizando riscos a saúde. Um deles é o uso mandatório de máscaras por todos. As experiências que geralmente aglomeram muitas pessoas, ainda permanecerão fechadas. E você pensa que as pessoas estão receosas para voltar a frequentar os parques? Não é o que parece. No 1 final de semana após a abertura os ingressos já estavam "sold out".

  • Grandes Ligas O app Sleeper, um aplicativo que permite que você jogue junto com seus amigos, jogos das grandes ligas como NBL e NFL, levatou recentemente US$ 20 milhões de dólares para a série B. Participaram da rodada o astro da NBA Baron Davis, Pro Bowler JuJu Smith-Schuster da NFL e o a16z Cultural Leadership Fund. A empresa começou como uma plataforma onde os usuários poderiam trocar mensagens sobre esportes, e acabou evoluindo para o que é hoje, onde você pode criar ligas fantasias e jogar com seus amigos.

  • Team building A empresa americana, Puzzle Break, especialista em Escape Rooms (como o Escape 60 aqui) montou uma experiência inovadora para manter os times unidos e engajados. Um Escape Room online, baseado nos contos dos Irmãos Grimm. A experiência conta com várias narrativas e tarefas para você e sua equipe resolverem juntos.
     
     
    Gostou do conteúdo? Quero saber sua opinião!

    Se curtiu, compartilha com os amigos, colegas da empresa, seu chefe...

    Ainda não é assinante? Só clicar aqui!

    Grande abraço, e até breve!



    Pedro Waengertner
    CEO - ACE
     
     
    Acompanhe nossas redes sociais:

          
     

    Rua Vergueiro, 1061 • São Paulo, SP 01504-001 • Brazil • Clique aqui para cancelar a inscrição.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário