quinta-feira, 28 de maio de 2020

Growthaholics #196 - Como funcionam os ecossistemas empreendedores no mundo?

 
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Tudo bem por aí?


Recuperando os ânimos com as notícias da futura flexibilização da quarentena, pelo menos em alguns estados?


O mundo das startups volta a se agitar novamente, trazendo notícias positivas e até nosso amigo Elon Musk já voltou a ser destaque. E nós mal podemos esperar pelo lançamento do foguete. Falo mais abaixo.


No podcast desta semana, vamos dar uma passeada ao redor do mundo, e analisar como são os ecossistemas empreendedores em países como China e França. No debate, meus sócios e amigos, Arthur Garutti e Mike Ajnsztajn.


Ouça agora, na sua plataforma preferida!

 
 
Como funcionam os ecossistemas empreendedores no mundo?

Quais as características de cada um? Quais são os mais desenvolvidos? Claro, o Vale do Silício e até a China têm cenários bem conhecidos. Mas vamos além de falamos de Israel, França e outros polos de empreendedorismo menos óbvios no próprio Estados Unidos.


No episódio 37, descrevemos e analisamos alguns dos principais ecossistemas do mundo, do ponto de vista de investimentos e segmentos. 


Engajando no debate, meu sócio Mike Ajnsztajn entra no debate em link diretamente dos Estados Unidos. 


Aperte o play e vem com a gente!

 
 

#A vez das HealthTechs


greys anatomy running GIF


Estar em quarentena nos trouxe muitos aprendizados. Isolados, pudemos investir tempo para pensar em determinados assuntos que antes pareciam distantes.


Essa semana, tivemos o último episódio da série de webinars O Novo Normal, e conversei, junto com meu sócio Luis Gustavo Lima, com a empreendedora e jornalista Mariana Ferrão.


Um tanto diferente do que costumamos tratar, trouxemos dicas e compartilhamos conteúdos e referências no que toca saúde e bem estar mental A Mariana, aliás, é fundadora da Soul.Me, uma Health Tech com foco em produção de conteúdo e informação para promover o bem estar e saúde.  


E essa parece ser mesmo uma tendência do ecossistema, com o surgimento de muitas healthTechs com esse propósito. Startups como a Lyra Health e a Ginger têm se destacado, oferecendo serviços de terapia e coach à distância. Outras, como a Reflect, conectam pacientes e terapeutas na cidade de São Francisco, e viram a demanda aumentar nos últimos meses.


A preocupação com a nossa qualidade de vida, e saúde mental nunca estiveram tão evidentes. Inclusive, podemos já perceber um movimento de êxodo urbano em algumas das maiores cidades do mundo. Nova York é uma delas. As pessoas estão priorizando ambientes onde se sintam mais seguras e possam ter uma qualidade de vida melhor, mais contato com a família e também com a natureza. 

#No pain, no gain 2.0 

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Se a quarentena pegou muitas academias de surpresa e, de quebra, seus frequentadores, muitas correram atrás de criar soluções para não ficar paradas - e nem deixar ninguém parado. De acordo com este artigo do Projeto Draft, o ambiente das academias não vai morrer, mas as videoaulas vieram para ficar, e vão nos fazer rever alguns hábitos e preferências na hora de manter a forma.


Empresas que já ofereciam esse tipo de conteúdo, saíram na frente. Inclusive muitos aplicativos já de sucesso, como o Nike Training e o Down Dog. Mas nada como esses momento para incentivar e acelerar a inovação.


Com isso, a Smartfit foi uma que se adaptou às novas demandas e lançou seu app FitPlay, que já vem aí em um combo com as academias físicas. A proposta do aplicativo, que tem mensalidade de 14,90 reais no plano anual, é universalizar o acesso a conteúdos de exercícios físicos online em português e oferecer aos profissionais de educação física um canal de distribuição de suas aulas.


Como já falei aqui, a crise só veio acelerar mudanças. A tendência é que conteúdos digitais focados em saúde sejam cada vez mais consumidos. Vale agora, usar a criatividade para entregar soluções inovadoras, e pensar em possibilidades customizadas para atender os clientes. 

#Vida longa às frutas 

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Com nossa vida social restrita, às idas ao mercado se tornaram um grande evento. E acredito que com todas as restrições, estamos comprando somente aquilo que realmente precisamos. Esse padrão de consumo mais consciente nos despertou para um assunto que é um grande problema no mundo: o desperdício de alimentos. 


A Apeel, uma startup que já existe há um tempo, ganhou força e notoriedade com esse cenário. A empresa fabrica uma camada de proteção, derivada de plantas, que permite que o alimento (frutas e verduras) não perca tanta água e oxide menos, retardando seu apodrecimento. Bom para quem gosta de estocar comida em casa.


Recentemente, a empresa levantou uma rodada de investimento de US$ 250 milhões, chegando a um valuation de US$ 1 bilhão. GIC liderou a rodada, que tiveram como participantes o Viking Global Investors, Upfront Ventures, Tao Capital Partners, Rock Creek Group e duas celebridades: a cantora Katy Perry e a apresentadora Oprah Winfrey. 


Quer saber tudo que uma startup precisa ter para buscar funding? Na Growthaholics For Startups você encontra esse conteúdo e muitas outras lições de empreendedorismo!

 
 

#Curtinhas

  • Um suspiro em meio ao caos Que tal começar o seu dia com boas notícias? A plataforma Happy Data existe para isso. Em meio a pandemia, eles coletam imagens e dados - e ainda capricham nos gráficos - para compartilhar ações positivas que têm surgido no mundo durante o nosso isolamento. E mais ainda: já vem no formato perfeito para compartilhamento nas redes sociais. Vale a pena dar uma conferida!


  • A nova volta ao mundo Quem sempre sonhou em viajar o mundo? Pois é, aos aventureiros de plantão, parece que a nossa preferência por viagens de longas distâncias irá mudar. Toda essa crise e o isolamento nos fez mais caseiros e estudos apontam que daqui para frente, teremos mais interesse em viajar nacionalmente. 

  • Destaque para as EdTEchs O MasterClass, startup que oferece cursos dos mais diversos temas ministrados por grandes celebridades, levantou recentemente uma rodada de US$ 100 milhões para a Série E. De acordo com dados da Bloomberg, o valuation da empresa já pode superar os US$ 800 milhões. Com o lema "Learn from the Best" ("Aprenda com os Melhores"), nomes como Bob Iger (nosso amigo) e Shonda Rhimes figuram entre os mestres estrelados.

 
 
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Pedro Waengertner
CEO - ACE
 
 
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