#A vez das HealthTechs
Estar em quarentena nos trouxe muitos aprendizados. Isolados, pudemos investir tempo para pensar em determinados assuntos que antes pareciam distantes.
Essa semana, tivemos o último episódio da série de webinars O Novo Normal, e conversei, junto com meu sócio Luis Gustavo Lima, com a empreendedora e jornalista Mariana Ferrão.
Um tanto diferente do que costumamos tratar, trouxemos dicas e compartilhamos conteúdos e referências no que toca saúde e bem estar mental A Mariana, aliás, é fundadora da Soul.Me, uma Health Tech com foco em produção de conteúdo e informação para promover o bem estar e saúde.
E essa parece ser mesmo uma tendência do ecossistema, com o surgimento de muitas healthTechs com esse propósito. Startups como a Lyra Health e a Ginger têm se destacado, oferecendo serviços de terapia e coach à distância. Outras, como a Reflect, conectam pacientes e terapeutas na cidade de São Francisco, e viram a demanda aumentar nos últimos meses.
A preocupação com a nossa qualidade de vida, e saúde mental nunca estiveram tão evidentes. Inclusive, podemos já perceber um movimento de êxodo urbano em algumas das maiores cidades do mundo. Nova York é uma delas. As pessoas estão priorizando ambientes onde se sintam mais seguras e possam ter uma qualidade de vida melhor, mais contato com a família e também com a natureza.
#No pain, no gain 2.0
Se a quarentena pegou muitas academias de surpresa e, de quebra, seus frequentadores, muitas correram atrás de criar soluções para não ficar paradas - e nem deixar ninguém parado. De acordo com este artigo do Projeto Draft, o ambiente das academias não vai morrer, mas as videoaulas vieram para ficar, e vão nos fazer rever alguns hábitos e preferências na hora de manter a forma.
Empresas que já ofereciam esse tipo de conteúdo, saíram na frente. Inclusive muitos aplicativos já de sucesso, como o Nike Training e o Down Dog. Mas nada como esses momento para incentivar e acelerar a inovação.
Com isso, a Smartfit foi uma que se adaptou às novas demandas e lançou seu app FitPlay, que já vem aí em um combo com as academias físicas. A proposta do aplicativo, que tem mensalidade de 14,90 reais no plano anual, é universalizar o acesso a conteúdos de exercícios físicos online em português e oferecer aos profissionais de educação física um canal de distribuição de suas aulas.
Como já falei aqui, a crise só veio acelerar mudanças. A tendência é que conteúdos digitais focados em saúde sejam cada vez mais consumidos. Vale agora, usar a criatividade para entregar soluções inovadoras, e pensar em possibilidades customizadas para atender os clientes.
#Vida longa às frutas
Com nossa vida social restrita, às idas ao mercado se tornaram um grande evento. E acredito que com todas as restrições, estamos comprando somente aquilo que realmente precisamos. Esse padrão de consumo mais consciente nos despertou para um assunto que é um grande problema no mundo: o desperdício de alimentos.
A Apeel, uma startup que já existe há um tempo, ganhou força e notoriedade com esse cenário. A empresa fabrica uma camada de proteção, derivada de plantas, que permite que o alimento (frutas e verduras) não perca tanta água e oxide menos, retardando seu apodrecimento. Bom para quem gosta de estocar comida em casa.
Recentemente, a empresa levantou uma rodada de investimento de US$ 250 milhões, chegando a um valuation de US$ 1 bilhão. GIC liderou a rodada, que tiveram como participantes o Viking Global Investors, Upfront Ventures, Tao Capital Partners, Rock Creek Group e duas celebridades: a cantora Katy Perry e a apresentadora Oprah Winfrey.
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