terça-feira, 26 de maio de 2020

EM QUARENTENA: Witzel é alvo da PF

E mais: mortes por Covid-19, auxílio à Cultura, história dos EPIs, baladas virtuais
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
26 de maio de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias sobre a pandemia de coronavírus.

Boa leitura!
Em meio à pandemia do novo coronavírus, o governador do Rio, Wilson Witzel, foi alvo de operação da Polícia Federal sobre desvios de recursos públicos da Saúde. Agentes da PF, incluindo equipes de Brasília, realizaram buscas no Palácio Laranjeiras e em outros endereços ligados ao governador. Computadores e celulares de Witzel foram apreendidos.

Batizada de operação Placebo, a ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, que conduz três inquéritos sigilosos sobre o governador. Sócios de empresas que disputaram contratos para operar hospitais de campanha no Rio também foram alvo da PF. Entenda a investigação.

Em detalhes: o Ministério Público Federal afirma ter indícios de participação e conhecimento de Witzel na contratação de empresas investigadas por fraudes, “mesmo sem ter assinado documentos”. Investigadores apuram também se o escritório de advocacia da primeira-dama Helena Witzel foi usado para receber dinheiro indevido.

O que acontece agora: Witzel e sua mulher prestarão depoimento à PF. O governador reuniu seu secretariado e disse que não renunciará, conta Lauro Jardim.

Reação: Witzel negou irregularidades, criticou a operação, acusou o presidente Jair Bolsonaro de usar a PF para “perseguição política” e disse que o senador Flávio Bolsonaro “deveria estar preso”. Bolsonaro parabenizou a Polícia Federal, e Flávio chamou Witzel de corrupto: “Está se fazendo de louco para não ser preso”.

Em paralelo: aliada de Bolsonaro, a deputada Carla Zambelli afirmou na véspera que governadores seriam alvo da PF.
O Brasil se aproxima dos 400 mil casos e das 25 mil mortes ligadas à Covid-19. Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde contabilizou 1.039 casos fatais — terceiro dia mais letal da pandemia no país —, o que elevou o número total de óbitos para 24.512.

Nas últimas 24 horas, foram registradas 16.324 novas infecções. O país soma 391.222 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Veja o número de casos em cada estado.

Outros olhares: a Organização Pan-Americana da Saúde disse estar “profundamente preocupada” com a pandemia no Brasil. A entidade, braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas, projeta mais de 88 mil mortes ligadas à Covid-19 no país até agosto.

Já a Universidade de Washington, nos EUA, estima que o número de mortes pode chegar a 125 mil naquele mês. O estudo americano é mais um a sugerir a adoção do lockdown no Brasil.
Na crise do coronavírus, o conceito de internet se revelou uma área imaginária sem limites
NO BRASIL
391.222
CONFIRMADOS
24.512
MORTOS
NO MUNDO
5.559.130
CONFIRMADOS
348.610
MORTOS
Pesquisadores da UFRJ explicam como os anticorpos atuam contra o vírus
Outras notícias importantes do dia
O vírus e as urnas: novo presidente do TSE, Barroso afirmou que mandatos de prefeitos e vereadores podem ser prorrogados por “alguns dias ou semanas”.
Gestão de vagas: o projeto que obriga hospitais privados a ceder leitos desocupados a pacientes do SUS com Covid-19 foi aprovado no Senado.
Acordo por socorro: a Câmara aprovou projeto que permite auxílio de R$ 3 bilhões ao setor cultural, batizado de “Lei Aldir Blanc”.
Semestre de espera: o governo impôs quarentena remunerada ao ex-ministro Luiz Henrique Mandetta por seis meses.
Novo decreto: Crivella prorrogou até terça-feira as medidas de isolamento no município do Rio, que registrou 147 mortes em 24 horas.
Além da fronteira: o Paraguai, que tem 865 casos e 11 mortes pela Covid-19, reabriu lojas e retirou restrições à circulação durante o dia.
Revisão: a Espanha retirou 1.918 casos da lista de mortes ligadas ao coronavírus após recontagem. País contabiliza 26.834 óbitos.
Terapias: o Reino Unido vai liberar o uso do antiviral remdesivir para pacientes com Covid-19, após teste mostrar aceleração na recuperação.
Contagiante: com adesão de personalidades, ação criada a partir de desenho de menina de 11 anos distribuiu quatro toneladas de alimentos.
Para ler com calma
Cancelados no espaço físico, eventos ganham formatos virtuais com mais de mil pessoas e promovem campanha de doações
Plataforma lançada pelo GLOBO e pelo Extra reúne no celular informações sobre tratamento, prevenção e medidas contra o coronavírus
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária sobre o novo coronavírus acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário