quinta-feira, 28 de maio de 2020

EM QUARENTENA: Bolsonaro diz estar ‘no limite’ após ação contra aliados

E mais: pandemia no Brasil, planos de saúde, retomada do futebol
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
28 de maio de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias sobre a pandemia de coronavírus.

Boa leitura!
O presidente Jair Bolsonaro deu voz à reação do Palácio do Planalto à operação policial contra empresários, políticos e blogueiros ligados ao governo. Durante a manhã, ele defendeu os alvos da Polícia Federal, fez uma crítica velada aos ministros Celso de Mello e Alexandre de Moraes, ambos do Supremo Tribunal Federal, reclamando de decisão “quase que pessoal”, e disse ter chegado ao limite: “Estou com as armas da democracia na mão”, afirmou, sem especificar ao que se referia. À tarde, compartilhou vídeo de Moraes para criticar novamente a operação.

O governo já havia reagido com um gesto político, ao apresentar de um pedido de habeas corpus para os investigados e o ministro da Educação, Abraham Weintraub. A petição foi assinada pelo ministro da Justiça, André Mendonça, em gesto incomum, que recebeu críticas de ex-ocupantes da pasta.

Enquanto isso, no Supremo, o ministro Edson Fachin pediu ao presidente de Corte, Dias Toffoli, para levar ao plenário o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, de suspensão do inquérito que apura as fake news, origem da operação de quarta-feira. Fachin também foi sorteado relator do habeas corpus de Weintraub.

Em paralelo: Aras se manifestou contra a apreensão dos celulares de Bolsonaro e do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente, outro foco de tensão na relação entre os Poderes. E o Celso de Mello encaminhou à PGR ações que acusam ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, de crime de responsabilidade.

O que está acontecendo: a rejeição a Bolsonaro atingiu o maior patamar desde o início de sua gestão. Segundo o Datafolha, 43% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo. A pesquisa foi realizada após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril. Veja outros dados do levantamento.
O Brasil voltou a registrar recorde diário de notificações de contágios pelo novo coronavírus. Foram 26.754 casos acrescentados à lista do Ministério da Saúde, que soma 438.238 contaminações. O país chegou a 26.471 mortes ligadas à Covid-19, sendo 1.156 registradas nas últimas 24 horas, o terceiro dia mais letal da pandemia até o momento.

Em detalhes: São Paulo tem o cenário mais grave da pandemia entre os estados, com 95.865 casos e 6.980 mortes. Apesar da autorização do governo estadual, a prefeitura da capital paulista só permitirá a reabertura do comércio e serviços após aprovação de protocolos setoriais de retorno às atividades, afirmou o prefeito Bruno Covas. O município começará a receber planos de entidades que representam os segmentos a partir do dia 1º de junho.

Enquanto isso, o Rio de Janeiro chegou a 4.856 mortos, número maior do que a China registrou na pandemia. O estado tem 44.886 casos de Covid-19 confirmados. Veja o mapa da pandemia nos estados.
A tecnologia não é mais um fator limitante para a telemedicina. Mas há outros aspectos em aberto
NO BRASIL
438.238
CONFIRMADOS
26.754
MORTOS
NO MUNDO
5.768.908
CONFIRMADOS
358.490
MORTOS
Confira dicas que vão da limpeza de objetos de uso diário a precauções com a alimentação e a hidratação
Outras notícias importantes do dia
Regra da ANS: planos de saúde terão que cobrir seis tipos de exames que podem auxiliar no diagnóstico do coronavírus.
Primeira-dama: dois dias após ser alvo da PF, Helena Witzel, mulher do governador do Rio, foi levada para emergência de hospital após mal-estar.
Balanço: dos 112,5 milhões pedidos de auxílio emergencial, e 36,9 milhões foram considerados inelegíveis pelo governo. Beneficiários poderão pagar compras com QR Code pelo aplicativo da Caixa.
Medidas de exemplo: o presidente do Peru e seus ministros terão salários reduzidos para ajudar parentes de médicos e enfermeiros mortos.
Etapas: Paris reabrirá parques públicos e museus na terça-feira, na segunda fase de relaxamento da quarentena.
Busca por soluções: a Organização Mundial do Turismo projeta queda de 70% do setor e vê início da retomada na criação de “corredores aéreos”.
Planeta bola: o MP recomendou a suspensão de retorno do Campeonato Carioca. Na Inglaterra, times devem voltar aos gramados em 17 de junho.
LEIA MAIS EM MENOS LINHAS
Brasil passa a ser visto como um risco sanitário com aumento no número de infecções, e vizinhos começam a olhar para outros mercados para driblar crise
Sem grandes encomendas na pandemia, chefs e pequenas empresas criam kits e entregam sobremesas para aproveitar aumento na procura por doces simples
Plataforma lançada pelo GLOBO e pelo Extra reúne no celular informações sobre tratamento, prevenção e medidas contra o coronavírus
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária sobre o novo coronavírus acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário