As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui. Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 206.640 mortos e 2.980.053 contaminados no mundo e 4.205 mortos e 61.888 contaminados no Brasil.
QUEDA NA QUARENTENA
A taxa de isolamento social em São Paulo, estado mais atingido pela Covid-19, com 20.715 casos e 1.700 mortes, caiu e foi de 52% no sábado, de acordo com dados de telefonia móvel dos cidadãos analisados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP). O monitoramento permite avaliar quais regiões mais respeitam a quarentena e quais ainda precisam de campanhas de conscientização. Mesmo sem atingir o porcentual ideal de adesão ao isolamento, 70%, São Paulo planeja relaxar a quarentena a partir de 11 de maio, seguindo parâmetros de saúde como número de casos e capacidade do sistema de saúde público para atender pacientes graves.
LETALIDADE ALTA
O Ministério da Saúde informou que cinco estados brasileiros apresentam taxa de letalidade maior do que a média nacional, de 6,8%. São eles: Paraíba (9,8%), Rio de Janeiro (9,1%), Pernambuco (8,5%), São Paulo (8,2%) e Amazonas (7,9%). O dado calcula o número de mortes entre os pacientes infectados pela doença. A subnotificação de casos e a falta de testes em grande escala tendem a elevar a taxa. O estado com menor índice de letalidade é Roraima, 1%, com 401 infectados e quatro mortes confirmadas. Ainda segundo o último boletim divulgado pela pasta, 1.322 óbitos estão sob investigação para saber se foram ou não causados pela Covid-19.
SUGESTÃO IRRESPONSÁVEL
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerir o uso de desinfetante para tratar pacientes com o novo coronavírus, o número de intoxicação pelo produto aumentou significativamente na cidade de Nova York. Foram trinta chamadas nas dezoito horas seguintes à fala, mais que o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior (treze). Fabricantes de desinfetante e especialistas da saúde criticaram Trump e alertaram para o fato de o produto não ser eficaz contra a doença. O político posteriormente disse ter sido sarcástico. Até o momento, 965.933 pessoas foram contaminadas pela Covid-19 e 54.877 morreram no país.
PLANO DE REABERTURA ITALIANO
A Itália apresentou seu plano de reabertura gradual da economia e afrouxamento nas normas de isolamento social. A partir de 4 de maio, poderão ser realizados funerais, parques serão abertos e visitas a familiares permitidas, anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte, que disse que o país está entrando na "fase 2" da pandemia. O premiê, porém, pediu que a população mantenha distância segura nas atividades para que a curva não volte a subir. Primeiro país a ser duramente atingido pela doença na Europa, a Itália soma atualmente 197.675 casos e 26.644 mortes, atrás somente dos Estados Unidos no número de vítimas fatais.
ARGENTINA PRORROGA ISOLAMENTO
Com 3.892 casos e 192 mortos segundo o último balanço, a Argentina decidiu prorrogar pela terceira vez a quarentena imposta pelo governo em 20 de março, desta vez até o dia 10 de maio, anunciou o presidente Alberto Fernández. A partir de quarta-feira 29, no entanto, o país começará a flexibilizar o isolamento. Em cidades com menos de 500.000 habitantes, residentes poderão sair para caminhadas de até 1 hora em um raio de 500 metros, por exemplo. Além disso, em caso de melhora nos números da doença, governadores poderão decretar medidas excepcionais para seus estados. Já os grandes centros urbanos seguem em restrição total.
publicidade
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário