terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
ORÇAMENTO SANCIONADO
 
Lula sancionou com vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, que determina as regras para a execução do Orçamento deste ano. Entre os trechos retirados pelo presidente está o que criava um 'calendário' para liberação de emendas. O petista também derrubou um inciso que ordenava que as transferências da União para os entes federados, nas áreas de saúde e assistência social, deveriam ocorrer até o meio do ano. O trecho da lei que trata do valor destinado ao PAC foi sancionado por Lula, assim como o que prevê a meta de déficit fiscal zero para 2024. Os vetos deverão ser analisados pelo Congresso após o fim do recesso parlamentar.
 
OS DESAFIOS DE LULA NO ANO
 
Depois de um primeiro ano de governo com certa união política e institucional, muito devido aos ataques de 8 de Janeiro, Lula deve encarar um 2024 diferente. Primeiro, porque é ano de eleições municipais. E em ano de disputa nas urnas, a solidariedade tende a diminuir. O presidente já deixou claro que a corrida pelas prefeituras é prioritária para o PT e o governo, já de olho em 2026, mas a batalha será difícil. O petista terá que contornar um Congresso hostil em meio a um Brasil ainda dividido ideologicamente e tentará também ampliar a fatia de investimentos públicos no país.
 
VEJA INSIGHTS: CAMINHOS PARA 2024
 
Na mais recente edição, VEJA Insights traz um panorama das expectativas para a economia do Brasil e do mundo de acordo com analistas que garimpam os dados de preços, emprego, atividade industrial, dívidas, entre outros temas, para eliminar o ruído e mostrar o que deve acontecer em 2024. O estudo mostra ainda de onde podem surgir as surpresas que contrariam até os especialistas, a exemplo do que ocorreu em 2023. Clique aqui para fazer o download gratuito da edição 35 de VEJA Insights. 
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário