Sistemas de Inteligência Artificial embarcada smilares ao ChatGpt foram um dos destaques do mais recente CES (Consumer Electronic Show). A Carros do Futuro traz para você um apanhados das principais novidades anunciadas no evento de tecnologia de Las Vegas. Mercedes-Benz- Nos últimos seis meses, o fabricante alemão já falava de uma ferramenta que permite ao condutor e passageiros terem diálogos complexos com os sistemas do carro que, por sua vez, podem dar sugestões ou esclarecer as perguntas feitas por ele.
- Se você falar para o carro que está com fome, o veículo apontará um lugar bom para comer. As respostas mais complexas são formadas com base no contexto em que o carro está rodando ou conforme os hábitos do motorista. E o melhor: as informações são verificadas.
- É importante lembrar que a ferramenta não exclui o próprio sistema de inteligência artificial da marca, o MBUX, famoso por ser acionado pela chamada "Hey Mercedes". Embora ainda esteja na fase Beta, o lançamento será ainda em 2024.
Volkswagen- Também promete colocar a sua ferramenta do tipo ChatGPT no mercado ainda em 2024. Sem substituir o sistema próprio da marca, o aplicativo permitirá elaborar questões mais complexas.
- Respostas sob medida serão possíveis por meio de diálogo, dados ou à medida que um histórico de diálogos seja criado.
BMW- Está fazendo um upgrade da integração com a Alexa LLM (Large Language Model, ou grande modelo de linguagem). A parceria com a Amazon já vem de uns anos para cá e, agora, o aperfeiçoamento da integração com o BMW Intelligent Personal Assistant funciona com a IA generativa de última geração.
- Solução permite compreender melhor a linguagem e atuar com diálogos mais complexos, quase que uma conversação. As respostas podem ser sobre funções do carro ou informações, mas as possibilidades são muito maiores. A marca afirma que a próxima geração do BMW Intelligent Personal Assistant será aperfeiçoada nos veículos com o Operating System 9.
Fornecedoras- Continental apresentou o eTravel.Companion, um companheiro de viagem que vai além do aprendizado e dá palpites para tornar o seu dia a dia mais agradável.
- Um dos pontos que mais chamou atenção é a possibilidade do próprio aplicativo propor rotas mais bonitas ou mais prazerosas de dirigir, opções que podem ser programadas de acordo com o espírito da marca, não apenas do condutor.
- Por sua vez, a Sensory quer integrar não apenas a voz, como também o reconhecimento de face. A interface incorpora a ferramenta Natural Language Understanding (NLU) para entender 35 linguagens, sendo capaz até de diferenciar os ocupantes que estão falando. Além disso, as câmeras são capazes de monitorar as ações do motorista.
- Plataforma identifica também sons externos críticos, tais como sirenes de veículos de emergência. Quando o carro está estacionado, também reconhece latidos, choros ou um vidro sendo quebrado, avisando ao motorista.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário