terça-feira, 10 de outubro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
BRASILEIROS NA GUERRA
 
O Ministério das Relações Exteriores disse que 1,5 mil brasileiros em Israel e na Palestina demonstraram interesse em serem repatriados para o Brasil, após o ataque sem precedentes do Hamas que iniciou a guerra. Segundo a Força Aérea Brasileira, o primeiro avião com repatriados deve chegar nesta quarta. Na segunda, Lula teve sua primeira agenda pós-cirurgia para tratar, principalmente, sobre o resgate. No terceiro dia de combates, Israel anunciou 'cerco total' a Gaza e convocou mais de 300 mil reservistas. Já nesta terça, forças israelenses afirmaram ter encontrado 1,5 mil corpos de integrantes do Hamas no país.
 
PREOCUPAÇÕES PARA LULA
 
A disputa dentro da base governista tanto pela cadeira deixada por Rosa Weber no STF quanto pelo comando do Ministério da Justiça, se Flávio Dino for o escolhido para o Supremo, tem preocupado Lula. Caso vá para a Corte, Dino pensa em emplacar Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, no seu lugar. Outro nome seria o secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho. O PT, contudo, tem seus planos: o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, e o advogado Marco Aurélio de Carvalho são os mais cotados. Além disso, falas de Dino sobre a chance de ser magistrado incomodaram Lula, que avalia até adiar o anúncio.
 
AÇÕES CONTRA LULA E BOLSONARO
 
O Tribunal Superior Eleitoral inicia nesta terça o julgamento de ações de investigação judicial eleitoral contra o presidente Lula e o ex-mandatário Jair Bolsonaro. Os casos se referem a supostas irregularidades cometidas durante as eleições de 2022. O primeiro a ser julgado será Bolsonaro, que tem contra si três processos - no fim de junho, o ex-presidente já foi condenado pelo tribunal e se tornou inelegível por oito anos. Já na semana seguinte, será a vez dos ministros julgarem o petista, que é acusado em duas ações.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário