quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
O PESO DO CENTRÃO
 
Lula deve encerrar a longa negociação da entrada do Centrão do governo nesta quarta. Na terça, o presidente bateu o martelo sobre a troca no Ministério do Esporte e também sobre o sacrifício do PSB, deixando a decisão na mão do vice Geraldo Alckmin, que é do partido. Enquanto isso, o entorno dos prováveis ministros - Silvio Costa Filho (Republicanos) e André Fufuca (PP) - considera que a medida vai dar mais tranquilidade ao Executivo no Congresso, com cerca de 55 a 60 votos a mais.
 
LULA E O STF
 
O presidente disse durante sua live semanal que "a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte". De acordo com Lula, o fim do voto aberto dos magistrados da Corte evitaria "criar animosidade". "Eu acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber", afirmou o petista. A declaração foi criticada pelo Instituto Não Aceito Corrupção, que a viu como 'inadmissível'. Conforme mostrou o Radar, os ministros do STF rejeitam voto secreto, mas já avaliam simplificar o sistema nos julgamentos.
 
REGRAS PARA IMPEACHMENT
 
A CCJ do Senado realiza, nesta quarta, uma audiência pública sobre as novas regras para processos de impeachment no país. O debate gira em torno do projeto de Rodrigo Pacheco, que muda os ritos processuais relacionados aos crimes de responsabilidade. O presidente da Casa acolheu o anteprojeto elaborado por uma comissão especial de juristas instalada em 2022, que estudou e redigiu uma nova legislação relacionada ao afastamento de autoridades com cargos executivos. 
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário