A publicidade digital nacional movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022, segundo o estudo Digital AdSpend Brasil. Os números indicam um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. O que o estudo traz? O relatório, produzido pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, traz dados de investimento em marketing nos meios digitais — o que inclui sites e portais, buscas e as redes sociais. O IAB é a associação que representa o mercado de publicidade digital no país. O estudo mostra que mais da metade do total investido em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de redes sociais (52%). Em seguida estão os mecanismos de busca (29%) e os publishers (18%). Entre dispositivos, o mobile se aproxima de 80% do total investido. Quais setores mais investem no digital? No primeiro semestre de 2022, os meios digitais receberam mais de 50% das verbas de mídia em nove setores econômicos. Os cinco que mais investiram em publicidade online foram: - Brinquedos (91%)
- Escritório e Papelaria (80%)
- Agronegócio (78%)
- Bebidas (60%)
- Higiene doméstica (58%)
O que vem pela frente? Os números devem crescer ainda mais no segundo semestre. De acordo com o levantamento, 81% dos associados à entidade devem aumentar os aportes neste período. "Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo, como Black Friday e Natal. Neste ano, será ainda mais porque teremos a Copa do Mundo", afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. Números foram discutidos em evento. Os números foram apresentados no evento IAB Next. Um dos painéis discutiu as perspectivas para o digital no segundo semestre, com a participação de Fabiana Manfredi, diretora sênior da Mercado Ads; Lucas Reis, CEO da Zygon Adtech; e Victor Soffiatti, diretor de mídia e dados da L'Oreal Brasil. "Estamos ansiosos para o quarto trimestre, inclusive para ver se os estudos de tendência se consolidam. Nunca o planejamento e a integração foram tão importantes. Nossas análises apontam que 80% dos consumidores vão comprar na Black Friday de forma online", declarou Fabiana. Para Soffiatti, o período atípico — com Black Friday, Copa do Mundo e Natal — é uma oportunidade muito grande para acelerar o e-commerce. "Precisamos nos antecipar para trabalhar de forma consistente. Vivemos para experimentar um espaço, uma comunicação diferente, para alcançar ainda mais consumidores", disse. "Sou otimista por filosofia. Esse 'super trimestre' muda tudo. É a primeira vez que temos uma sensação de liberdade plena no mundo pós-pandemia. Quando olhamos para os últimos três meses, vemos tendências que vão nos empurrar ainda mais nas vendas, o que melhora as expectativas para o ano que vem", afirmou Reis. |
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