De volta depois de um breve período de recuperação de forças, quero saber de você: assim como a Juma Marruá, de Pantanal, você também vira onça quando fica com réiva?
Na história pantaneira, não passa um dia sem que a mulher-onça reclame desse sentimento. Arrisco dizer que ela não passaria com muita saúde por isso se fosse moradora de uma grande cidade.
Isso porque essa réiva, ou na nossa vivência urbana, o estresse e a irritação diárias trazem uma série de problemas para a nossa saúde.
E muita gente tem se sentido mais estressado, ansioso e deprimido depois dos anos de pandemia que vivemos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, nesse período houve aumento de 25% no número de casos de doenças como essas.
Os sintomas de que algo está errado na saúde mental se manifestam de inúmeras formas, mas em geral, os relatos são de pessoas se sentindo…
…com um sentimento "inexplicável" de angústia; …sem vontade de sair de casa e socializar com mais pessoas; … pensando sempre que algo ruim está prestes a acontecer; … tenho oscilações de humor constantes e muita irritabilidade; …alterações no apetite e até mesmo nas idas ao banheiro.
Mas é tudo a mesma coisa?
Embora o estresse, a ansiedade e a depressão sejam condições diferentes, elas podem se misturar e afetar uma mesma pessoa.
Daí a importância de, primeiro, ter um profissional de saúde mental acompanhando sua saúde e, depois, cuidar da saúde mental como um todo, junto com a saúde física.
Vamos todos pro tarja preta?
Isso que vou dizer agora já ouvi dentro de casa, de pessoas da minha família: um dos maiores medos das pessoas é ter que tomar os chamados "remédios tarja preta" que, sabidamente são cheios de efeitos colaterais e ainda podem causar dependência se tomados de maneira errada.
A boa notícia é que esse não é o único caminho para lidar com problemas da saúde mental.
Tenho conversado sobre isso continuamente com o neurocientista Dr. Nelson Annunciato. Se você já o conhece, sabe que ele é um grande estudioso e defensor das alternativas naturais para prevenção e combate de doenças da saúde mental.
Pedi ao doutor que me ajudasse, de maneira prática, a listar três caminhos não medicamentosos para quem quer cuidar melhor da mente.
Os 3 caminhos "limpos" para a mente
Você está na mira destas 19 doenças? Confira aqui
Câncer, Alzheimer, Diabetes, Hipertensão, Artrite e outras 14 doenças têm um ÚNICO Gatilho Oculto. Isto é… uma única causa que fabrica 19 problemas de saúde secretamente no seu corpo. A boa notícia? Cientistas norte-americanos finalmente descobriram uma forma capaz de desligar esse gatilho. Clique aqui para saber como desligar o Gatilho Oculto de 19 doenças crônicas.
1 - Dieta Cetogênica
Essa dieta, que prevê a redução do consumo de carboidratos, pode ser uma baita aliada na prevenção e no tratamento da depressão.
Isso porque ela prevê a saída de alimentos inflamatórios das refeições (como a farinha branca, por exemplo).
Sem esses alimentos, é possível reduzir a inflamação que chega aos neurônios e que pode contribuir para a diminuição do neurotransmissor GABA, um aminoácido que age como relaxante natural e ajuda a combater ansiedade e depressão.
2 - Limpe seu intestino
Um intestino funcionando bem pode ser a chave para se livrar da depressão, acredita? É o que a gente chama de eixo cérebro-intestino. Há especialistas que inclusive chamam o intestino de "o cérebro oculto".
Veja o que aprendi com o Dr. Nelson: o intestino tem um sistema nervoso que conta com uma rede de 100 milhões de neurônios — e, para que eles se comuniquem, precisam produzir neurotransmissores, que formam "pontes" entre os neurônios.
A serotonina também faz este trabalho. Agora, veja isso: 90% dos neurotransmissores produzidos pelo corpo vêm do intestino. De lá, vão para a corrente sanguínea e, depois, para o cérebro.
Um intestino que funciona mal coloca todo esse sistema em risco e pode aumentar e muito o risco de desenvolver ou agravar sintomas de depressão.
3 - Durma bem
A insônia e o sono mal dormido (aquele em que a gente dorme e sente que não descansou) podem ser causados pela ansiedade. Mas também podem ser a causa dela.
Me explico: o sono reparador é essencial para que nosso cérebro reponha suas energias e forme novas ligações entre os neurônios.
Assim, investir numa boa noite de sono - com um bom chá como o de melissa, suplementos como a melatonina ou mesmo técnicas de higiene do sono - é essencial para afastar a ansiedade e a depressão.
Bom, se você chegou até aqui na leitura, muito obrigado. Sei que foi um texto longo, mas queria convidar você a enviar para mais pessoas. Tem muita gente que pode estar sofrendo com doenças da mente, mas ainda não tem a orientação necessária e tem até vergonha de falar sobre isso.
Antes de nos despedirmos, quero celebrar um feito com você: o infovital, site da Jolivi que publica diariamente notícias de saúde, completou um ano na última quarta-feira, 17. Se você quiser saber mais sobre temas como Alzheimer,Diabetes,Próstata e Suplementos, convido a dar uma passada lá. Todas as informações são de graça!
Por hoje é só. A gente se encontra de novo na semana que vem.
Me conte como posso transformar ainda mais a sua saúde.
Um abraço,
Garanta Já a “Fórmula da Alta Performance Cerebral”
Após inúmeros estudos e testes, finalmente conseguimos encontrar uma espécie de “fórmula” que pode ajudar homens e mulheres a terem um cérebro rejuvenescido mesmo após os 60 anos. Me refiro a um verdadeiro combo de nutrientes essenciais e 100% naturais para o cérebro que pode aumentar o foco, a concentração, o aprendizado, a disposição e, ainda, proteger a memória contra o declínio cognitivo. Para ter acesso, clique aqui.
Rua Gomes de Carvalho, 1507, 8º andar, Bloco B - Edifício Tenerife - Vila Olímpia - São Paulo - SP CEP: 04547-005
Estamos enviando este email porque você é assinante Jolivi. Se preferir não receber novas recomendações de saúde, acesse nossa Central de Preferências para cancelar o recebimento ou escolher quais newsletters deseja receber.
Esta mensagem foi enviada para canaltutodroid.nega@blogger.com como parte da assinatura gratuita do conteúdo Jolivi.
As informações contidas neste boletim são publicadas exclusivamente para fins informativos e não podem ser consideradas como aconselhamento médico pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário