Entrevistado ontem no Jornal Nacional, Lula usou parte de suas respostas para pedir votos, destacando pontos de seus períodos de Presidência e insistindo em dizer que vai fazer melhor se for eleito mais uma vez. De quebra, atacou Bolsonaro e chamou o presidente de bobo da corte. .......................... Lula recorreu ao morde e assopra em alguns pontos. Criticou o controle de preços de combustíveis do governo Dilma, mas elogiou a gestão dela no geral. Defendeu o combate à corrupção, mas atacou as delações premiadas. Desceu a lenha nos fazendeiros desmatadores, mas destacou a diferença de atitude do agronegócio exportador. Afagou MST e Paulo Freire, que têm a simpatia da esquerda, mas criticou os partidos comunistas da China e de Cuba. E rasgou elogios a Geraldo Alckmin. Aliados gostaram do desempenho de Lula, mas acharam que faltou falar da fome. .......................... Alberto Bombig acha que Lula soube usar bem o tempo para passar seu recado e marcou um gol: "Pode ter ganhado votos". Para Mauricio Stycer, Lula desarmou o Jornal Nacional. "Falou com alma tudo que estava entalado na garganta", diz Ricardo Kotscho. Dobrou Bonner e Renata e superou Bolsonaro, na avaliação de Tales Faria. .......................... A audiência da entrevista de Lula foi ligeiramente menor que a de Bolsonaro, mas em interações nas redes sociais o petista ganhou de lavada. .......................... Opositores reagiram com panelaço à entrevista de Lula. O UOL Confere mostra que Lula disse que eram dele medidas anticorrupção adotadas antes, por Fernando Henrique Cardoso, ou depois, por Dilma. ****************** CORRIDA ELEITORAL Carlos Madeiro relata que no semiárido nordestino a escalada da fome fez disparar a compra de votos, com comida e promessa de emprego. .......................... Pesquisa Ideia/Exame mostra Lula com 44% das intenções de voto no primeiro turno, contra 36% de Bolsonaro. No segundo turno, Lula 49% X 40% Bolsonaro. .......................... Veja o que dizem os candidatos sobre abordo. De cada 10, só 3 defendem. .......................... Mudou a regra: na hora de votar, o celular terá que ser deixado com os mesários. .......................... Entidades como Comissão Arns de Direitos Humanos e Associação dos Juízes pela Democracia pediram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos que garanta a proteção de juízes eleitorais, mesários e outros grupos expostos à violência política na eleição deste ano. E na semana que vem, conta Jamil Chade, começa uma ofensiva no exterior para blindar a democracia brasileira. .......................... Lista dos maiores doadores para campanhas tem bilionários e um ex-presidente do Banco Central.
****************** CERCADINHO O pedido feito pela Polícia Federal para a operação de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas que trocaram mensagens de teor golpista teve como base só uma reportagem publicada pelo site Metrópoles. .......................... Alexandre de Moraes e Bolsonaro ficaram frente a frente ontem. Foi na posse de Maria Thereza de Assis Moura como presidente do STJ. ****************** MUNDO DO CRIME A milícia Bonde do Zinho, a maior do Rio, usa bancos de dados oficiais (incluindo da Polícia Civil) para planejar homicídios e extorquir comerciantes e moradores, segundo o Ministério Público. O grupo teve origem na Liga da Justiça. ****************** NA NEWSLETTER NA SUA TELA A chegada ao streaming de Top Gun: Maverick (à venda em Apple TV, Google Play e YouTube) é a deixa para listar filmes imperdíveis também estrelados por Tom Cruise. O boletim desta semana também a estreia na telona de Não! Não Olhe! e na telinha de Samaritano (com Sylvester Stallone, no Prime Video). Para receber a newsletter toda quinta, por email, cadastre-se.
****************** NA NEWSLETTER CRISE CLIMÁTICA O destaque esta semana é pesquisa que mostra que a atual crise no transporte público brasileiro pode piorar se o país não for capaz de estabelecer um novo modelo de financiamento para o setor. A análise aponta para um esgotamento do modelo baseado na tarifa paga pelo usuário, provocado pela perda significativa de passageiros - consolidada após a pandemia - e pelo aumento dos custos. Inscreva-se para receber o boletim toda quinta-feira.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário