quarta-feira, 4 de maio de 2022

Igualdade de gênero e menstruação: como um absorvente pode mudar tudo

Visualizar como página web

Edição número 22 | 4 de maio de 2022

PESSOAS

'Ao não frequentar escola por estar menstruada, se perde mais que aula'

Quando encomendou sua primeira pesquisa sobre pobreza menstrual no Brasil, em 2020, a multinacional P&G não imaginava receber um resultado tão chocante: uma em cada quatro garotas brasileiras – quase 29% – deixa de frequentar aulas por causa da falta de absorventes.

O país estava no auge da primeira onda da pandemia de Covid-19, mas os executivos de Always, marca da empresa focada em cuidados femininos, perceberam que as ações não poderiam ficar paradas – especialmente com a diminuição da renda das mulheres em decorrência da crise sanitária.

A marca estabeleceu um compromisso oficial com a causa, e a primeira campanha de conscientização veio no ano seguinte: #MeninaAjudaMenina doou mais de 3 milhões de absorventes a jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, mais de dois anos depois e com 80 mil adolescentes já beneficiadas, a empresa se prepara para expandir sua atuação, com o lançamento da Aceleradora Social Contra Pobreza Menstrual.

Laura Vicentini, VP de Always e líder de Desenvolvimento & Inovação da P&G, explica como a pobreza menstrual impacta da desigualdade de gênero.

Leia mais

AMBIENTE

Como alimento que iria para o lixo vira produto de beleza

"Upcycling veio para ficar em um mundo sintonizado com ESG, economia circular e baixo carbono. O conceito é popular na indústria da moda, mas pode se disseminar com a mesma velocidade na beleza", diz Deia Vilela, da IFF.

Leia mais

GLOSSÁRIO

A gente conta com funciona o investimento social privado

O aporte voluntário de recursos de origem privada de maneira sistemática, planejada e auditada pode estimular iniciativas que promovam avanços socioambientais, culturais e científicos de interesse e utilidade públicos.

Leia mais

VOLUNTARIADO CORPORATIVO

"O poder das empresas para mobilizar pessoas é enorme"

Pesquisa Datafolha mostra, pela primeira vez, o perfil do voluntário corporativo no Brasil, que dedica 21 horas por mês à atividade. Dos 57 milhões de voluntários no Brasil, 15% exercem as atividades por meio de programas empresariais.

Leia mais

FRASE DA SEMANA

"Material de construção é muito poluidor. Aço e concreto são 11% das emissões de CO2 no mundo."

Nicolaos Theodorakis, fundador e CEO da Noah

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Net Zero?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por NetZero

All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário